Conta d’água mais cara em janeiro
*Atualizada às 8h30
A conta d’água ficou mais cara este mês. O reajuste autorizado em 29 de dezembro vale a partir de 1º de janeiro. E justamente agora que tá esse calorão e a gente gasta mais água. O IPCA acumulado do ano de 2022 ficou em 5,79%. Mas o reajuste da água foi bem maior, de 9,35%. Não teve, claro, muita divulgação da majoração. E quem começou a receber as contas já tomou um susto.
Segmentos
A gente tem ouvido sobre um descontentamento de alguns setores com o poder legislativo e a ineficácia de mudanças que beneficiem esses segmentos. Assim, empresários têm chegado à conclusão que vale a construção de candidaturas de quem os represente. Estão sendo alinhavados nomes do comércio e do turismo já para 2024.
E os paralelos?
A gente torce para que a prefeitura licite, além de asfalto, um programa de recuperação de paralelos. O desnivelamento em várias ruas é absurdo. E não ocorre apenas em locais como o Bosque do Imperador onde há tráfego de veículos pesados como os ônibus. O afundamento das ruas também é problema até em áreas ‘nobres’ como a Alfredo Pachá, na altura do Palácio de Cristal.
Petropolitano-raiz
Ah, como a gente gosta de reclamar! Faz parte da personalidade do petropolitano. E a gente reclama de tu-do! Mas, a nossa reclamação preferida é sobre o tempo. Em todas as rodas de conversa o que rola agora é falar desse calorão infernal. Como se a gente não tivesse reclamando antes (e sem parar) da chuva incessante.
Carnaval
A gente perguntou aqui sobre Carnaval, se a prefeitura vai apoiar e coisa e tal – considerando que é no mesmo período de um ano da tragédia das chuvas. E, de forma bem intimista, o vice-prefeito Paulo Mustrangi vem recebendo os blocos de embalo que pretende fazer a folia neste ano.
Estradas
Será que já rola de os distritos comemorarem? A prefeitura licita agora, dia 24, mais de R$ 500 mi em aluguel de equipamentos – por 12 meses – para a manutenção das estradas vicinais, meio de acesso às áreas de produção rural.
Mostra de Claudio Partes
Um dos artistas mais conceituados de Petrópolis, Claudio Partes, vai expor na Piccola Arena, complexo cultural situado no Rocio, entre 22 de janeiro e 12 de março. A abertura será neste sábado, às16h. A mostra “Memória & Ilusão da Casa” reúne 15 trabalhos sobre lembranças e divagações oriundas das casas habitadas pelo artista e suas memórias dos espaços e percepções afetadas pelo tempo.
Festival LGBTQIA+
De 3 a 5 de fevereiro o Centro de Cultura Raul de Leoni sedia o Festival LGBTQIA+, evento com entrada franca. O programa vai de seminário de moda a oficinas e batalha de poesia. Na parte mais séria do evento, a pauta é sobre políticas públicas de acessibilidade e sexualidade.
De volta
E o advogado Marcus São Thiago foi nomeado secretário de Relações Institucionais. Já não era sem tempo um titular para a pasta que ficou um ano interinamente com Rafael Simão que agora ficará apenas com a Secretaria de Esportes.
Veteranos
Com a chegada de Marcus São Thiago ao governo, a gestão Rubens Bomtempo aumenta a quantidade de ‘veteranos’, ou seja, de componentes que também estiveram à frente de secretarias em outras das três gestões bomtempianas: Luciane Bomtempo, Paulo Mustrangi, Paulo Roberto Patuléa, Rafael Simão, Jorge Badia, Claudinei Portugal e Almir Shimdt.
Mais mudanças
E a Guarda Civil tem novo comandante. Edgar Theobald Oliveira passou a responder pela corporação. A GC estava sem comandante desde 19 de dezembro quando o anterior –depois de mal estar com aumento do comércio ambulante – tinha sido exonerado.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br