• Consumidores denunciam mais uma vez a falta de funcionários em supermercados

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  • 14/01/2016 20:50

    A ausência dos empacotadores em alguns supermercados e hipermercados locais foi novamente denunciada à Tribuna. A falta do funcionário prejudica tanto o consumidor, que fica mais tempo nas filas, quanto a caixa, que acumula funções. Dessa forma, muitas vezes o atendimento rápido e eficaz dá lugar para a irritação e desistência. A rede Extra é recorde em reclamações e, de acordo com o Procon de Petrópolis, o estabelecimento de Corrêas é o líder delas neste início do ano. 

    Duas leis municipais dispõem sobre o atendimento nos supermercados. A Lei nº 7.219, de 04/09/2014, prevê que os supermercados, no âmbito municipal, sejam obrigados a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas para que o atendimento seja realizado em até 15 minutos em dias normais e em 30 minutos em fins de semana, vésperas de feriados e feriados. Já o artigo 1º da Lei nº 6.481, de 06/11/2007, diz que os hipermercados, supermercados e estabelecimentos similares do município de Petrópolis que possuam mais de três caixas registradoras ficam obrigados a contratar um empacotador por caixa em funcionamento.

    Na noite da última quarta-feira, o tempo de espera na fila do Extra de Corrêas levou o técnico de laboratório Rodrigo da Cunha a desistir da compra. Ele contou que essa situação é frequente no estabelecimento e que procura evitar a ida ao local. Porém, na volta do serviço, resolveu parar para comprar algumas coisas. “Era umas 19h quando cheguei e vi a fila, comprei o que precisava e quando voltei percebi que a fila não tinha andado nada. Já estava demorando mais de meia hora quando desisti da compra. Geralmente nem vou no supermercado por causa disso mesmo, mas como já era caminho de casa resolvi parar”, diz.

    Rodrigo contou também que não reclamou na administração do supermercado, mas vai acionar o Procon, já que de acordo com ele o problema é frequente. “Tinham 14 caixas, mas nove estavam fechados”, afirma. De acordo com Jorge Francis Badia, coordenador do Procon de Petrópolis, embora não exista legislação específica sobre o número mínimo de caixas nos supermercados, o Procon vai iniciar as fiscalizações devido ao grande número de denúncias que têm recebido. Segundo ele, o Charme, do Centro, e o Extra, da Paulo Barbosa, foram os líderes em reclamações no ano de 2015, porém no início deste ano o Extra de Corrêas passou os dois. 

    “O Procon vai realizar operações de fiscalização amparado pelo artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que trata da prestação de serviços de forma adequada e eficaz. Porém, o que me causa mais espanto é a falta de inteligência de determinados comerciantes, que com atitudes como essa afugentam o consumidor de seu estabelecimento”, afirmou Jorge, que ainda disse que caso sejam encontradas as irregularidades o supermercado será multado. 

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