No início do mês, a Prefeitura anunciou que o Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, irá receber a construção do “Pavilhão Niemeyer”, espaço dedicado à promoção de exposições permanentes e atividades voltadas para o turismo, a educação, o meio ambiente e a cultura. Segundo o edital para a licitação da obra, as intervenções devem custar cerca de R$ 11 milhões.
O projeto do pavilhão havia sido inicialmente para o Jardim Botânico, no município do Rio. Como o projeto não saiu do papel, o Instituto Social Oscar Niemeyer doou o projeto, de autoria do arquiteto, a Petrópolis. Como forma de homenagem, o local também irá abrigar uma exposição permanente com obras de Niemeyer.
A licitação está marcada para o fim de dezembro e, após a ordem de início das intervenções, a empresa responsável terá dez meses para a conclusão das obras.
Ruína do parque
Em novembro de 2022, foi anunciado que a ruína do parque receberia uma reforma para a recuperação do espaço, que se tornaria um novo centro administrativo, com secretaria, sala para guias de trilhas, banheiros, lanchonete, loja, sala de reuniões, gestão ambiental, amigos do parque e sala multimídia, em um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão. De acordo com a Prefeitura, as obras estão em curso.