Construção da alça suspensa de acesso ao hiper no Alto da Serra começa em 40 dias
A construção da alça suspensa de acesso ao Hiper Extra Alto da Serra deve começar em 40 dias. A empresa responsável pelo projeto está concluindo o processo de obtenção das licenças ambientais e o pedido de transferência de dois postes junto à concessionária de energia Enel. A obra deve durar cerca de 70 dias e vai permitir que outro projeto de mobilidade urbana seja implantado na região: o corredor exclusivo para os ônibus.
“É uma obra que vai beneficiar todo o Alto da Serra, melhorando a mobilidade urbana e trazendo impactos positivos para o trânsito da região. Com a construção dessa alça e a transformação de pistas duplas, o projeto da implantação do corredor exclusivo para os ônibus vai poder sair do papel. Hoje, o que impede a instalação desse corredor é o gargalo naquela região e o fato de os ônibus terem que dividir a mesma pista com os carros”, disse o proprietário da empresa Empreendimentos Proarq Imobiliários, Carlos Eduardo Andrade.
A obra, solicitada pela Blavi Participações, vinha sendo negociada há um mês com o poder público e, na semana passada, foi anunciada pela prefeitura. “Foi decisivo o empenho do poder público para retirar do papel este projeto ambicioso da Blavi. Entendemos que essa alça é importante para a cidade, para o bairro e para o complexo Hiper Extra e Hipershopping. Muitas pessoas acabam desistindo de vir ao nosso empreendimento por causa do trânsito. Com a intervenção pronta, vamos desafogar o tráfego de veículos na região”, explica Daniel Blanc, diretor da Blavi Participações.
A rampa vai permitir que o motorista que estiver nas ruas Padre Feijó ou Teresa, seguindo para o Alto da Serra, acesse o primeiro piso do estacionamento do Hiper Extra sem que seja necessário percorrer mais de um quilômetro para entrar na outra extremidade do estacionamento.
O corredor exclusivo para os ônibus no Alto da Serra faz parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A implantação das faixas exclusivas é anunciada pelas empresas de ônibus como uma das soluções para o transporte público na cidade. O corredor, segundo especialistas, vai dar fluidez ao trânsito e garantir que os coletivos não fiquem presos nos constantes congestionamentos.