• Consórcio Nova Estrada Real vence o leilão da BR-040

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  • 30/abr 15:06
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Arquivo

    Foi escolhida, nesta quarta-feira (30), a nova concessionária que deve administrar a BR-040. Em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o Consórcio Nova Estrada Real apresentou a melhor proposta, com 14% de desconto na tarifa básica do pedágio prevista em edital. Uma das empresas do consórcio é a Construcap, que faz parte do mesmo grupo da Concer, o Triunfo.

    As outras competidoras, Sacyr e EPR, apresentaram desconto de 1% e 3,08% na tarifa básica de pedágio, respectivamente. O contrato deve ser assinado até 15 de agosto, com duração de 30 anos.

    O diretor da Construcap, Francisco Campos Júnior, parabenizou o governo federal pelo que considerou como “condução exemplar” do leilão. Lembrou que a rodovia é uma das mais estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da Região Sudeste.

    “Cientes da importância dessa missão, assumimos com responsabilidade o compromisso de promover modernidade, segurança operacional e eficiência logística para esta malha viária, trazendo ganhos concretos de produtividade e qualidade para todos os usuários. A infraestrutura é, sem dúvidas, um dos pilares essenciais para o crescimento do Brasil. Com esse propósito, trazemos o firme compromisso de realizar os investimentos pactuados nos prazos estabelecidos”, afirmou.

    O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, e o ministro de Transportes, Renan Filho, destacaram a importância do leilão. O ministro lembrou que o túnel de cerca de 4km previsto nas obras da Nova Subida da Serra (NSS) está previsto no edital para ser concluído, dentre outras melhorias, como criação de ponto de parada para caminhoneiros.

    “Esse leilão de hoje é muito importante, de uma rodovia especial para o Brasil”, disse o ministro.

    Impacto na indústria

    A atividade industrial está no cerne da BR-040. Minas Gerais e Rio de Janeiro, dois dos três maiores estados do país, respondem por cerca de 20% do PIB nacional. A rodovia conecta polos industriais importantes, como Juiz de Fora, Três Rios, Duque de Caxias, Campo Grande e Santa Cruz.

    Em Petrópolis, destaca-se a unidade da GE Aerospace, considerada a maior oficina de motores de aviação do mundo. “Cerca de 95% do nosso volume vem do exterior. Recebemos os motores por caminhão, até Petrópolis. A previsão para este ano é de 600 revisões. Todos os dias, duas turbinas sobem e duas descem a serra em direção ao Rio de Janeiro”, explica o diretor-presidente da empresa, Julio Talon.

    Com a escolha de uma nova concessionária, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) pediu celeridade no início das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis. A federação destaca que a modernização da estrada é fundamental para trazer os benefícios diretos para a indústria fluminense e nacional.

    A Firjan reforçou, ainda, que a retomada imediata das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis é peça-chave para que esse processo de modernização da rodovia seja realmente efetivo.

    “Trata-se de um pleito histórico da federação, mas, mais do que isso, de uma demanda histórica da sociedade fluminense, que convive há décadas com os riscos e limitações do atual traçado da serra”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.

    Consórcio vencedor

    Além da Construcap CCPS Engenharia e Comérico SA, o consórcio também é formado pelas espanholas Copasa e OHLA. Segundo Renan Filho, cada uma possui um terço do contrato.

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