• Consórcio Limp-Serra afirma ter se colocado à disposição para permanecer com as operações em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/07/2023 11:37
    Por Helen Salgado

    O tema coleta de lixo em Petrópolis segue rendendo novos capítulos. Na última terça-feira (18), véspera do encerramento do contrato com o consórcio Limp-Serra, a Prefeitura havia dito em nota, que o consórcio informou ao município, por meio de uma das empresas, o não interesse em continuar atuando na cidade. No entanto, procurado pela equipe da Tribuna, o consórcio afirmou ter, sim, demonstrado interesse em permanecer no município.

    Segundo as empresas, a proposta de renovação de contrato diz que: “O Consórcio Limp-Serra se coloca à disposição do Município de Petrópolis para permanecer com as suas operações integralmente mobilizadas até que seja ultimado Processo de Licitação cujo objeto coincida com os serviços públicos subjacentes ao Contrato Administrativo atualmente vigente ou, se assim não for possível, por mais 12 (doze) meses.” O documento é do dia 03 de maio deste ano.

    Contrato emergencial

    Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Petrópolis divulgou o valor dos contratos emergenciais da empresa AM3 Soluções Ambientais e Transportes de Resíduos LTDA. Pelos 180 dias previstos, o valor estimado é de mais de R$ 17 milhões.

    Leia também: Valor de contratos emergenciais para coleta de lixo em Petrópolis é de mais de R$ 17 milhões

    Vale lembrar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) proibiu a Prefeitura de Petrópolis, por duas vezes, de fazer contratação emergencial para a coleta de lixo. A última decisão foi da última segunda-feira (17), proferida pelo conselheiro Márcio Pacheco.

    O que diz a prefeitura

    Procurada, a Prefeitura de Petrópolis disse “que a informação do consórcio é uma clara tentativa de esconder a verdade dos fatos”. A assessoria de comunicação do município informou, ainda, que a Comdep está realizando o serviço por valores inferiores aos que eram praticados pelo antigo consórcio, considerando os valores da contratação feita em 2018 (e prorrogada posteriormente). Além disso, disse que a Comdep investirá em uma grande campanha permanente de reciclagem, barateando o transporte de resíduos sólidos. 

    A companhia informou, ainda, que “uma das empresas manifestou interesse em não renovar o contrato – o que, por óbvio, descaracteriza o consórcio até então existente, inviabilizando eventual prorrogação”.


    Últimas