• Conselho de Tombamento debate projeto para Educação Patrimonial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/02/2021 19:26
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico (CMTHCA) está debatendo a elaboração de um projeto de educação patrimonial. A ideia é que seja elaborada uma cartilha com orientações sobre a importância dessas construções históricas para toda a cidade. A intenção é sensibilizar principalmente os proprietários de imóveis tombados no município.

    O Conselho Municipal de Tombamento Cultural Histórico e Artístico de Petrópolis conta com a participação de representantes do governo e de instituições da sociedade civil, a exemplo do INEPAC e IPHAN. Sua função é ajudar na preservação do patrimônio e trabalhar para a preservação do patrimônio cultural e histórico do município, sendo este constituído por bens móveis ou imóveis, de natureza material ou imaterial, considerados de interesse público, seja por seu valor histórico, artístico, arquitetônico, urbanístico, ecológico, religioso, cultural, entre outros.

    “Esse engajamento com todos os órgãos, como Iphan e Inepac, tem garantido agilidade no trabalho do conselho, que vem cumprindo ativamente as suas atribuições”, explica o presidente do CMTHCA, Dalmir Caetano.

    O arquiteto Paulo Lyrio, que atua ativamente no conselho, disse que a proximidade das esferas federais, estaduais e municipais, assim como a sociedade civil, tem garantido bons resultados. “O conselho está funcionando de fato e esse comprometimento de todos deu mais dinamismo às nossas ações”, frisou.

    Últimas