Conquista da pedra Maria Comprida completa 90 anos nesta segunda
Com 1.926 metros de altitude, a Maria Comprida é de longe a montanha mais impressionante da cidade de Petrópolis. Foi conquistada em 15 de agosto de 1932 pela via da Canaleta pelos três montanhistas Emérico Ungar, Conrad Berk e Schaut. Antes da conquista, essa gigante era cercada de lendas, incluindo sacis e mulas-sem-cabeça. O seu cume era considerado inatingível. A Maria Comprida foi também palco de dois acidentes com aviões que se chocaram contra ela, em 1972, não houve sobreviventes.
Rodeada de histórias interessantes, a Maria Comprida completa nesta segunda-feira (15), 90 anos de conquista. Recentemente, após uma batalha travada por montanhistas e ambientalistas, a região onde a montanha está localizada se tornou o Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida (MONASMC). Aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a nova área de preservação ambiental fica localizada em Araras e possui 7.803,69 hectares. O Monumento será administrado pelas unidades de conservação estaduais, e conta com o apoio de várias entidades e associações.
A conquista da Maria Comprida é considerada um grande feito para o montanhismo nacional. Há 90 anos, a rota de conquista foi batizada de ”Canaleta”, quando montanhistas alcançaram o cume pela parede Leste. A rota atual, que é feita desde 1934 por caminhada, se inicia pelo monumental paredão Sul e segue pela linda crista a Sudoeste, vencendo 300 metros de desnível vertical até alcançar a ”Passagem dos Camelos”. Após as corcovas do camelo, a trilha segue pela estreita crista até chegar à fenda que ganhou o nome de ”Chaminé ou Passagem Leander” por conta do montanhista que a descobriu.
O caminho foi repetido pelo Clube Excursionista de Petrópolis (CEP), em 1933, pelos montanhistas: Emérico Ungar (que, agora, foi como guia), Raul Fiorati, Arlindo Moreira Gomes, Alcides Peixoto da Costa, Henrique Kugler e Antônio Schaefer. Já José Piragis e Adolpho Figueiredo Junior, que faziam parte do grupo, desistiram antes da subida final da Canaleta, onde encontraram vestígios no cume da montanha, deixados no ano anterior, pelos conquistadores.
Saiba mais: Lei que cria Monumento Natural da Serra da Maria Comprida é sancionada