• Conheça Arthur Elias, novo técnico da seleção feminina e multicampeão pelo Corinthians

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/09/2023 17:18
    Por Estadão

    Arthur Elias é o novo treinador da seleção brasileira feminina de futebol. Aos 42 anos e com 20 deles dedicados ao futebol, o técnico chega ao comando da equipe nacional após longo período e muitos títulos pelo Corinthians. No clube paulista, Arthur somou 250 vitórias e 14 conquistas. Na seleção, o profissional chega com contrato até o fim da Copa do Mundo de 2027.

    “Primeiro quero agradecer a confiança do Presidente por esse período de contrato longo até a próxima Copa do Mundo. É um sonho realizado. Tenho 20 anos como treinador de futebol e 90% dedicado ao futebol das mulheres no Brasil. Neste período, entre acertos e erros, sempre foi meu desenvolvimento pessoal e profissional junto com a minha comissão técnica e apoio ao futebol feminino no Brasil. Me sinto muito realizado e tenho certeza que, em pouco tempo, vamos conseguir mudar a mentalidade do futebol. Tenho certeza que vamos conseguir mudar e ter resultados rápidos. O Brasil precisa voltar a ser protagonista no futebol mundial e podemos isso”, comentou Arthur Elias em seu primeiro momento como técnico da seleção.

    De acordo com o próprio Arthur Elias, são 20 anos de carreira no futebol e 90% deles dedicados ao esporte feminino. Diferente do que acontece normalmente no masculino, Arthur não foi jogador profissional da modalidade. O vínculo do treinador com o futebol para as mulheres se iniciou com um projeto acadêmico na Universidade. Na época, Arthur participou de uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) que buscava entender e identificar as características da atleta no futebol.

    Após o projeto, Arthur Elias recebeu o convite e aceitou a oportunidade de treinar o Nacional-AC. Depois de duas temporadas no clube, o técnico trocou de time e chegou para o Centro Olímpico, de São Paulo, em 2010. Na época, o time paulista era reconhecido pela força na formação das atletas e buscava fortalecer seu elenco profissional.

    Foi no Centro Olímpico que Arthur conquistou seu primeiro título de expressão nacional. Em 2013, o técnico levou a equipe até a conquista do Campeonato Brasileiro. O time contava na época com Cristiane, Alline Calandrini e Tamires, que faz parte do Corinthians e é um dos destaques da seleção brasileira nos últimos anos. Na decisão, a equipe superou o São José, considerado por muitos o grande favorito da época, que contava com Formiga e Andressa Alves em seu elenco.

    Arthur Elias e sua comissão técnica ficaram no clube de São Paulo durante cinco anos e posteriormente receberam o convite para comandar o projeto do Audax, em 2016. Naquele ano, o time de Osasco firmou uma parceria com o Corinthians e passou a disputar as maiores competições do país e do continente. Após duas temporadas com a chancela da parceria, Arthur seguiu para o projeto custeado e mantido apenas pelo Corinthians.

    No clube do Parque São Jorge, Arthur Elias estabeleceu um padrão de excelência nunca antes visto na modalidade. Vencendo quatro edições do Campeonato Brasileiro, duas Libertadores, três Paulistas e duas edições da Supercopa, o clube passou a ser referência no país e no mundo pela forma como fazia com que o futebol feminino conseguisse chegar ao alto nível.

    Arthur é o terceiro com mais jogos no futebol profissional do clube do Parque São Jorge, ficando atrás de Oswaldo Brandão e Tite. O treinador é também o profissional que mais tempo ficou, de maneira seguida, no comando de um time de futebol profissional do Corinthians, mantendo-se no cargo por oito temporadas.

    Últimas