• Conheça 8 cachoeiras de Petrópolis e o que esperar de cada uma delas

• Continua após o anúncio
  • 19/03/2019 11:30

Com o fim do verão chegando, tomar banho de cachoeira em Petrópolis é uma boa pedida para se despedir dos últimos dias quentes. Para além do Centro Histórico, a cidade tem paisagens naturais incríveis, com parques e trilhas, onde é possível se exercitar, relaxar e desfrutar da natureza exuberante de Petrópolis. Conheça oito cachoeiras de Petrópolis e o que esperar de cada uma delas.

Cahoeira Véu da Noiva – PARNASO

Uma das mais famosas da cidade, a Cachoeira Véu da Noiva fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). No entanto, não é em qualquer época do ano que é possível curtir bem o lugar. De maio a agosto, época de seca, há pouca queda d’água, então a cachoeira fica parecendo mais uma bica. O efeito de “véu” só é possível observar nos meses de maior volume de água, no verão. Para chegar lá é preciso fazer uma caminhada, de nível moderado, de aproximadamente 1h30. A trilha é bem sinalizada.

A entrada do PARNASO fica na Estrada do Bonfim, no bairro de Corrêas, e custa R$ 18,00 para brasileiros e R$ 4,00 para petropolitanos. O caminho para lá é pela Estrada União e Indústria, seguindo por Corrêas e Bonfim, até chegar ao PARNASO. Perto do parque a estrada é de terra.

Circuito das Bromélias – PARNASO

O Circuito das Bromélias também fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). É uma trilha de 30 minutos leve e fácil, com várias quedas d’água e poços ao longo do caminho. Dá para escolher onde mergulhar e seguir caminhando para conhecer a próxima paisagem. Os principais poços na região são: Poço Paraíso, Poço da Ducha e Poço das Bromélias.

Leia também: Yoga e montanhismo: conheça os benefícios dessas práticas realizadas em conjunto

Cachoeira da Rocinha – Secretário

Essa é uma das melhores cachoeiras de Petrópolis. Ela é grande, tem poços ótimos para mergulhar, pedras largas para se estirar ao sol (e até areia em alguns pontos). Um escorregador natural incrível é o ponto forte da cachoeira. O acesso é bem fácil. Apesar de íngreme em alguns trechos, com uma caminhada de cinco minutos se chega ao local. Como o acesso é fácil, nos fins de semana costuma ficar lotado. Ainda assim, seguindo mais a frente, depois do escorregador, é possível encontrar lugares vazios.

Para chegar lá é preciso seguir pela BR-040, sentido Juiz de Fora, até a  saída de Pedro do Rio/Secretário. Siga por mais 7 km, passe pelo Centrinho de Secretário, pegue uma estradinha de terra à esquerda e siga por mais 3 km. A entrada para a cachoeira fica depois do Condomínio Vilarejo das Cachoeiras.

Cachoeira do Caxambu

Com um amplo poço para mergulho, essa é uma das que ficam mais perto do centro da cidade. Partindo do Terminal Rodoviário do Centro, siga por 7,5 km em direção ao Caxambu. A cachoeira fica ao lado da represa Águas do Imperador.

Cachoeira do Poço Negro (Poção) – Rocio

Essa cachoeira é uma das mais lindas. A paisagem natural aparece literalmente em meio à mata. O poço é ótimo para mergulhar e nadar. A queda d’água é uma delícia. Bate sol o dia inteiro (se você conseguir pegar o Rocio em um dia de sol, é claro).

Como chegar? Depois de pegar a entrada para o Rocio, no km 76 da BR-040, sentido Rio de Janeiro, percorra alguns quilômetros até chegar a uma ponte. Vire à direita e siga por uma rua estreita até chegar em um recuo. A entrada para a cachoeira fica em frente.

Cachoeira da Macumba

Localizada na estrada entre Petrópolis e Teresópolis, ela tem um acesso fácil de apenas 5 minutos. Com duas quedas d’água, uma de 15 e outra de 35 metros, a cachoeira tem um visual incrível. Para chegar lá, siga pela Estrada União e Indústria até a saída para a BR-495 (caminho para Teresópolis).  Marque 13 km. A entrada para a cachoeira fica em uma curva bem acentuada, do lado direito. A partir dali, uma caminhada leve te leva à cachoeira.

Leia também: Lei que regulamenta o mountain bike em parques pode beneficiar o esporte em Petrópolis

Cachoeira da Ponte Funda – Vale das Videiras

Ela tem uma queda d'água de 20 metros de altura. O percurso até lá é bem preservado, um dos caminhos mais agradáveis. E a caminhada até a cachoeira leva apenas 3 minutos da beira da estrada.

Para chegar, siga pela BR-040, sentido Rio de Janeiro, e pegue a saída do km 65 (em direção a Araras). Vire à esquerda na Estrada Almirante Paulo Meira e siga até o km 15.

Cachoeira das Sete Quedas –  Vale das Videiras

Ela fica perto da Cachoeira da Ponte Funda. Como o próprio nome diz, ela tem sete quedas d'água. Há bastante espaço para nadar e tomar sol. O acesso é facílimo: apenas 3 minutos da beira da estrada. Lá é preciso pagar uma taxa de R$ 2,00 de preservação do local.

____________

VEJA MAIS dicas e roteiros de viagem no blog VIVER E VIAJAR

Se vc tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, escreva para mim: rebeca@vivereviajar.com