• Confira o calendário de vencimentos do IPVA de 2020 para já se programar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2019 14:35

    O ano de 2019 está chegando ao fim e todo mundo está em clima de natal, de compra de presentes para familiares e amigos, mas é bom já ir se programando para as dívidas que chegam junto com o ano de 2020. E um dos débitos de início do ano é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O imposto é um documento obrigatório para quem é proprietário de qualquer veículo. No Rio de Janeiro, o valor que será pago de IPVA é calculado tendo como base o valor de venda do veículo, que é estabelecido pela tabela FIPE e também pela categoria do automóvel. A tabela FIPE é atualizada sempre no final do ano.

    Leia também: JAC lança seu T60, novo SUV da marca no Brasil

    O pagamento do débito pode ser realizado à vista ou parcelado em até três vezes. Para isso, é necessário a impressão do Guia de Recolhimento para pagamento. Quando é feito o pagamento do débito de forma antecipada e à vista, há a possibilidade de desconto. Para emitir o documento para pagamento, é só acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e realizar a busca por Guia de Pagamento do IPVA. Para emissão é necessário os seguintes documentos: número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e número da placa do veículo.

    Dirigir com imposto atrasado é considerada infração gravíssima e além de uma multa o veículo pode ser apreendido. Alguns motoristas são isentos de realizar o pagamento: estão entre eles proprietários com deficiência e condutores que tiveram seu veículo apreendido ou furtado. Para ter direito ao benefício é necessário apresentar documentação comprobatória ao Detran. O cronograma de cobrança do IPVA no estado tem início já em janeiro. Confira as datas no calendário: 

    Últimas