
Confira como descobrir se você teve valores descontados na fraude no INSS
Na última semana, uma operação realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União mirou um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que teria desviado recursos de aposentados e pensionistas ao longo de anos.
De acordo com as investigações, os desvios que ocorreram entre 2019 e 2024 ultrapassam os R$ 6 bilhões. O esquema consistia em cobranças de mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem a autorização deles.
Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e tem dúvidas se houve desconto de mensalidade associativa no seu extrato de pagamentos (contracheque), fique atento ao que fazer — e como pedir o ressarcimento.
Como verificar se há desconto
Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique em “Consultar Benefício” e, em seguida, em “Extrato de Pagamento”. Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também). Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
Confira como excluir a cobrança
Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo), clique no botão “novo pedido” e, em seguida, “excluir mensalidade”. Na sequência, clique no nome do serviço/benefício; leia o texto que for aparecer na tela e vá avançando e seguindo as instruções que aparecerão.
Como bloquear o benefício para associações
Basta acessar, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo). NO campo de pesquisa da página inicial, digite “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”. Em seguida, clique no nome do serviço/benefício; leia o texto que for aparecer na tela e vá avançando e seguindo as instruções que aparecerão.
Reunião discutirá ressarcimento de aposentados
Nesta sexta-feira (02), segundo o Portal G1, o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, terá uma reunião com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, para começar a definir como será feito o ressarcimento dos aposentados e pensionistas que foram vítimas do esquema bilionário de fraudes.
Segundo apuração da TV Globo, o encontro será na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília.
Além dos representantes da AGU e do INSS, também devem participar do encontro servidores da Dataprev, empresa de Tecnologia e Informações da Previdência.
Leia mais notícias de Petrópolis e região: