• Conexão Esperança: janeiro e recomeçamos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/01/2020 12:03

    Recomeçar é preciso. Recomeçar é não desistir, é dar uma nova chance a si mesmo e se levantar, é se deixar erguer.

    Deus “aposta” e nos convida ao recomeço. O Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, (afinal existem tantos deuses por aí),  o Deus-Pai-Criador , não despreza um coração contrito que pede uma segunda chance. O Rei Davi depois de cometer graves pecados e ser confrontado, se arrepende, busca o perdão e descobre exatamente essa verdade, por isso ele e registrou no Salmo 51:

    “O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

    A vida é cíclica. Passamos de um ciclo pra outro, de uma estação para outra.

    É preciso recomeçar sempre: Como adolescente, depois como jovem, depois como adulto, depois na terceira idade, como casado, como viúvo, divorciado, bem empregado, desempregado, enfim.

    Recomeçar é saber virar a página. Quantos não conseguem “virar a página” e querem viver “repetições”. Os demasiadamente saudosos tem essa dificuldade.

    Paulo apóstolo, mesmo em alta idade, não desiste de recomeçar, de buscar novos começos, por isso ele olha pra frente. Paulo não é nostálgico, não se alimenta de passado, mas avança para novos começos, com um olhar no recomeço eterno em Deus.

    Ouçamos suas palavras desafiadoras escritas aos cristãos filipenses:

     “…mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo…”

    Paulo tinha um foco: avançar, prosseguir e recomeçar, desprendrndo-se  dos paraluzantes laços do passado.

    Por outro lado um outro apóstolo se viu em uma profunda crise:Ele tinha negado três vezes seu Mestre e amigo Jesus Cristo. Pedro chorou, quase desistiu, até que se encontrou com Cristo na praia. Jesus não lhe cobrou pelo grave erro, não. Jesus convida Pedro pra recomeçar fazendo apenas uma pergunta: ” Tu me amas?”.

    Aqui está a chave.

    Vou recortar esse diálogo do evangelho de João pra você:

    “Perguntou-lhe terceira vez: Simão ( Pedro), filho de João, amas-me?… E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.

    Se você ainda me ama, volte ao apostolado, volte pra sua missa: Apascenta as minhas ovelhas.

    Se você errou, mas ainda ama, se você perdeu alguém ou alguma coisa, mas ainda está apaixonado , ainda resta esperança. Aproveite Janeiro para recomeçar. Mas, experimente a fé, recomece com Deus, Ele será a usina de força que você precisa para todos os demais recomeços nesse ano.

    Feliz 2020. 

    Últimas