• Conecta Recursos: plataforma on-line estimula economia circular com compartilhamento de materiais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/01/2021 09:25

    A matéria-prima que não foi utilizada em sua plenitude, o espaço subaproveitado e o equipamento que só tem serventia durante uma época do ano são exemplos de bens e recursos ociosos que podem ser úteis a outras indústrias. Para estimular o espírito colaborativo entre organizações de todos os setores, a Firjan lançou a plataforma Conecta Recursos, onde a proposta é circular recursos disponíveis por meio de doações, trocas, empréstimos ou vendas. Os anúncios são gratuitos, assim como a utilização da plataforma.

    “O objetivo é evitar o desperdício, estimular as práticas sustentáveis, o compartilhamento e o consumo consciente e, dessa forma, uma mudança de comportamento. Nesse espaço, que funciona como um balcão de usados, as empresas se conectam para promover a reutilização dos seus recursos e colaborar com a economia circular”, afirma Carolina Zoccoli, especialista em Meio Ambiente da Firjan.

    Qualquer empresa pode anunciar ou procurar recursos subutilizados na plataforma. Matérias-primas e resíduos de produção, maquinário e equipamentos ociosos, infraestrutura e espaços compartilháveis, logística, transporte e materiais diversos podem ser anunciados. Os usuários também podem criar anúncios sobre recursos que estejam buscando para a utilização em seu processo produtivo.

    Modelo de negócio que ganha cada vez mais força, a economia compartilhada estimula o comportamento de consumo mais consciente. O tema já tinha sido explorado anteriormente pela Firjan, na plataforma Bolsa de Resíduos, espaço de livre negociação nos mesmos moldes do Conecta Recursos, só que voltado para a divulgação de informações exclusivas sobre os resíduos das empresas.

    “Nós decidimos ampliar as opções da ferramenta, sugerindo o compartilhamento de tudo o que possa estar subutilizado nas organizações”, acrescenta Carolina. Ela esclarece que a Firjan não interfere na negociação, que é livre entre as partes interessadas.

    Acesse a plataforma em conectarecursos.firjan.com.br

    Últimas