• Condução coercitiva não vai rolar na sessão especial sobre chuvas promovida pela Alerj

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/04/2022 03:24

    Era alta a expectativa sobre a convocação – e a ameaça de condução coercitiva – de secretários municipais na audiência pública que a Assembleia Legislativa do Estado promove em Petrópolis segunda-feira para tratar da tragédia das chuvas. O deputado Rodrigo Amorim, que preside a Comissão, avisou: “teremos uma viatura da Polícia Civil para realizar condução coercitiva”. Ele se referia a secretários municipais que deixaram de estar presente na reunião, na Alerj, no dia 12. Naquele dia, Amorim colocou na conta de Bomtempo dizendo que a ausência foi uma orientação sua para prejudicar o trabalho da comissão.

    Manobra não funcionou

    Porém, a própria procuradoria da Alerj depois alertou que a comissão especial do legislativo estadual não poderia promover essa convocação, nem a condução na marra.  Os secretários podem ser apenas convidados.  Aí, cabeças coradas na Câmara de Vereadores tiveram a ideia: vamos votar a convocação pelo legislativo municipal, assim os secretários serão obrigados a comparecer. Mas a bancada governista tava esperta e saiu fora na sessão quarta-feira. Sem quórum, a convocação não foi votada.

    Presenças aguardadas

    Foram convidados – mas podem não ir – Almir Schimdt, secretário de Obras e interino na Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública, que assumiu tem dez dias; Mauricio Veiga, diretor do departamento de regulação fundiária da Secretaria de Obras; Fernando Araújo, secretário de Assistência Social desde 24 de fevereiro e Karoline Cerqueira, coordenadora de Direitos Humanos e que deixou a Assistência Social dia 24 de fevereiro.  Também estão nesta lista o secretário de Administração, Ramon Mello, e o de Defesa Civil, Gil Kempers.

    Assume aê!

    Falando nesta audiência e nas manobras – principalmente as dos bastidores – os vereadores Fred Procópio e Hingo Hammes, que se revezaram na presidência da Câmara, precisam escolher um lado e parar de fazer cara de parede.  Ou são situação ou são oposição. E aí é se comportar de acordo com a escolha e sair das sombras. Da forma atual vão se chamuscar de qualquer jeito mais para frente. E do jeito que tá a gente sente até saudades do falecido Paulo Igor. Deu no que deu, mas pelo menos se posicionava.

    Selo de Qualidade Cofen

    A excelência dos serviços de saúde prestados pelo Hospital Santa Teresa acaba de ser reconhecida. A instituição é a primeira da Região Serrana a receber o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A certificação, aprovada com 94% de conformidade nos critérios avaliados, foi concedida também aos profissionais de enfermagem pela qualidade da assistência que proporcionam. 

    Daqui os Partisans parabenizam toda a equipe e direção do Hospital Santa Teresa pela conquista do Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem.

    Só pra saber

    Essas obras de recuperação de margens dos rios – que são tombadas – estão passando pelo Iphan, né? Só pra saber e não ser preciso refazer depois.

    Escolas Criativas

    O programa Escolas Criativas incluiu Petrópolis para receber suas atividades. O projeto é desenvolvido pela produtora Quitanda Soluções Criativas, em parceria com a Enel Brasil e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O investimento é de R$ 2,9 milhões dotando escolas de novos ambientes de ensino, pesquisa e criação artística. Ao todo, 25 escolas serão contempladas em cinco cidades e terão quatro cursos de audiovisual para estudantes, quatro cursos de fotografia para estudantes, dois cursos para professores e 50 exibições audiovisuais.

    Este é o pico do Alcobaça, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma trilha feita pelo craque Pietro Mendes.  De lá se tem uma vista de 360º da cidade.

    Reabertura

    E mais um espaço histórico-cultural foi reaberto: a Casa Stefan Zweig, localizada nas Duas Pontes, uma das áreas mais atingidas pelas chuvas, voltou a receber visitação. Ela fica aberta ao público de sexta a domingo, das 11h às 17 h, com entrada franca.

    Morosidade

    Secretários do governo Rubens Bomtempo começam a reclamar da morosidade na tomada das decisões, muito centralizadas. Dizem eles a interlocutores ‘bocas de balde’ – que já vieram nos contar – que se sentem prejudicados no andamento de suas pastas.

    Sem onda

    Tava meio murcho ontem o deputado estadual Marcus Vinícius, ex-Neskau. Candidato a federal, ele tava crente que ia surfar na onda de votos de Daniel Silveira.  O petropolitano, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por ameaças e incitação à violência contra ministros da Corte,  tinha acabado de engrossar as fileiras do PTB e era grande a expectativa de que fosse puxador de votos como candidato dos bolsonaristas ao Senado pelo Estado do Rio.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas