• Condomínios e lojas do Centro depositam o lixo nas ruas horas antes da coleta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/01/2020 12:00

    Sujeira e perigo 1

    Embora seja fato conhecido por todos, que as chuvas mais fortes caem quase sempre no fim da tarde, ainda há condomínios e lojas do Centro que depositam o lixo nas ruas, horas antes da coleta. Quando há inundação, o resultado são toneladas de detritos entupindo bueiros e agravando o assoreamento dos rios. A imagem resultando é de causar vergonha: sacos de lixo boiando nas ruas e no leito dos rios.

    Sujeira e perigo 2

    Se a chuva de quinta-feira tivesse acontecido num fim de semana ou nos feriados, com grande quantidade de turistas nas ruas, as consequências poderiam ser mais graves. Com o lixo, estariam boiando automóveis. É que em lugar de avisos, Petrópolis cobra estacionamento rotativo em áreas onde ocorrem inundações. 

    É assim mesmo 1

    A turma do “é assim mesmo” agiu fortemente, ontem. Foi grande o número de ocupantes de cargos públicos, no Executivo e no Legislativo, entre os que comentaram matérias da Tribuna de ontem, nas redes sociais. Pode ser apenas coincidência – ou não – que a maioria atribua a inundação de ruas, deslizamentos e outros problemas à fatalidade, ao temporal. É como se não tivéssemos a menor responsabilidade sobre o que acontece com a cidade. Se for uma tentativa de defesa política, é pior ainda.

    É assim mesmo 2

    O argumento mais comum é que as chuvas mais fortes provocam inundações, há mais de um século.   É verdade, mas isso apenas comprova o quando estamos errados. Se já sabíamos disso no século XIX e não fizemos anda, além de ocupar encostas e encurtar as áreas de espraiamento dos rios, a responsabilidade dos governantes e dos que os elegem é também maior.

    Bom trabalho

    O fato de não haver registro de pessoas feridas como consequência do temporal de quinta-feira mostra que têm sido positiva a atuação do governo municipal, por meio da Secretaria de Defesa Civil, de educar e conscientizar os moradores sobre os riscos que correm, instalar equipamentos de alarme para proteger quem mora em áreas de risco. E é um trabalho que não perde o fôlego: já há ações previstas para as próximas semanas, de contato com os moradores e distribuição de cartilhas de prevenção de desastres de origem natural, no Centro, Itamarati, Corrêas e Itaipava. Esse trabalho integra as ações do Plano Verão 2020. Nesse aspecto, o governo merece aplausos.

    Curso

    O Centro de Excelência e Referência Tecnológica da Prefeitura continua oferecendo cursos gratuitos de manutenção de computadores e atividades conexas. Esse setor, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é responsável por manter computadores em boas condições nos Centros de Inclusão Digital.

    Além de dar manutenção e apoio aos Centros de Inclusão Digital, os técnicos do Cert também mantêm cursos gratuitos na área.

    Natal Imperial

    Até a próxima segunda-feira, às 18h, é possível votar para escolher a Casa Mais Enfeitada e a Vitrine Mais enfeitada da cidade. Os votos devem ser dados na página oficial do evento, no Facebook (www.facebook.com/Natalimperial). Os premiados ganham uma viagem para Nova Friburgo, com hospedagem de dois dias e uma noite no Hotel Domingues Mirador, além da cessão de um carro de luxo.

    Colônia do Sesi

    Ainda é possível se inscrever para a Colônia de Férias do Sesi Petrópolis (www.firjan.com.br/coloniadeferias), que vai começar no próximo dia 13 e segue até o dia 31. Este ano, a programação vai explorar temas como educação, saúde, alimentação, tecnologia e responsabilidade socioambiental. Entre as novidades estão cross kids, oficinas de pintura, de nutrição, de dança, além de show de talentos, troca de livros, gincanas ambiental, motora e virtual entre outras atividades, sempre monitoradas por profissionais qualificados e especializados em recreação.

    A Colônia de Férias do Sesi ainda aceita inscrições e vai explorar temas como educação, saúde, alimentação, tecnologia e responsabilidade socioambiental.

     

     

     

    Últimas