• Concluído o primeiro trecho da reforma da União e Indústria, com 6,5 km recuperados: veja vídeo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/01/2021 17:08
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Em sete meses, as obras de revitalização da Estrada União e Indústria avançaram em 26,5%. São 6,5 quilômetros – entre a Avenida Barão do Rio Branco e o Roseiral – onde a pavimentação e sistema de drenagem já estão concluídos. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) avaliou como bem executado o primeiro trecho da obra, executada pela empresa Santa Luzia Engenharia. Agora, a intervenção avança para os distritos, seguindo no trecho entre Roseiral e Pedro do Rio – a partir do quarto distrito, a responsabilidade é do DER-RJ.

    A obra está orçada em R$ 40 milhões, dos quais R$ 15 milhões foram efetivamente liberados pela União para a execução do primeiro trecho. Na próxima fase, estão previstas 10 obras de contenção. Além do sistema de drenagem e pavimentação, também são consideradas intervenções em calçadas, baias de ônibus e sinalização.

    O deputado federal Vinícius Farah, que está acompanhando as obras, destacou que os usuários sofriam com o estado precário da via. “Como os petropolitanos falam, passo “por dentro” sempre que posso para acompanhar as obras na União e Indústria. Tenho visto qualidade no serviço, principalmente no asfalto e também na execução do sistema de escoamento de águas pluviais. A estrada sofria com bolsões que se formavam em vários pontos e, evidentemente, tinha um asfalto ultrapassado sem reforma há mais de 30 anos”, afirma Vinícius Farah.

    Para o parlamentar, o desafio é executar as obras com a estrada em pleno funcionamento. A União e Indústria é a principal via de ligação entre o Centro e os distritos, principalmente para o transporte público. “São 25 mil veículos diariamente, incluindo ônibus, caminhões e de carros de serviço. Há retenções no trânsito, mas tenho acompanhado que a empresa tem feito esforços para reduzir este impacto”, considerou Farah.

    Últimas