• Concertos musicais e cursos gratuitos marcam o Festival Vale do Café 2019

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/06/2019 09:31

    Uma sinfonia monumental invadirá as fazendas históricas do Vale do Paraíba, durante o 17º Festival Vale do Café, entre 18 e 28 de julho. Doze fazendas históricas receberão os concertos e, claro, abrirão as portas de suas construções seculares. O Festival Vale do Café harmoniza uma trilha sonora inesquecível com paisagens deslumbrantes, convidando os visitantes a conhecerem a mais rica região do Brasil no século XIX.

    O café gerou um crescimento extraordinário para o Império Brasileiro e o Vale foi a geografia ideal para que tudo ocorresse. Criado em 2003 por quem entende de música e ama o Vale, com consultoria de alguns dos maiores instrumentistas brasileiros, o Festival ocorre sempre em julho, oferecendo espetáculos onde o ritmo transporta o visitante para flagrantes fascinantes da história do Brasil.

    Fazenda Uniao. Foto: Paulo Rodrigues

    Rio das Flores, Vassouras, Barra do Piraí, Conservatória, Valença e Paty do Alferes são algumas das cidades a receber o Festival Vale do Café 2019. Além da apresentação de shows em espaços públicos, o festival oferece os sabores da gastronomia local e a oportunidade de visitar alguns dos mais importantes patrimônios históricos da região

    Nesta edição, o Festival Vale do Café relembra os 65 anos de ausência de Villa-Lobos e 25 anos sem Tom Jobim.

    Programação musical

    Os concertos ocorrem nos dois últimos finais de semana do mês de julho (de 19 a 21 e de 26 a 28) e incluem atrações como Rosana Lanzelotte, Leo Gandelman, Turibio Santos, Victor Biglione, Wagner Tiso, Zé Paulo Becker e grupo Semente.

    Além dos concertos em Fazendas Históricas, com ingressos pagos, o Festival Vale do Café reserva para população do Vale e turistas uma programação gratuita de concertos.

    Fazenda Alliança. Foto: Paulo Rodrigues

    Na quinta-feira, dia 18/07, às 20h, a Igreja Matriz de Vassouras recebe Maria Teresa Madeira e João Bani para o espetáculo João e Maria.

    Sábado, 20 de julho, também às 20h, será a vez de Paty do Alferes. O compositor e musicólogo Turibio Santos, um dos maiores nomes do violão no mundo, convida os moradores e visitantes da cidade para uma inesquecível “Viagem à Espanha”. Em seu espetáculo gratuito, Turibio guia a plateia por Alhambra, Majorca, Sevilha e Asturias, sempre acompanhado pelos maiores compositores do país, Sor, Tárrega, de Falla, Albeniz e muitos outros. 

    Fazenda Ponte Alta. Foto: Paulo Rodrigues

    Rio das Flores terá a oportunidade de conferir a qualidade sonora do primeiro bacharel em cavaquinho do Brasil: Pedro Cantalice – um vibrante músico, extremamente atuante na cena carioca. Com seu grupo, Pedro realiza o concerto Cavaquinho no Samba e no Choro, dia 26 de julho, às 20h, no Centro Cultural Professor Antônio Pacheco Leão.

    Cursos gratuitos

    Para os apaixonados pela música, de todas as idades, o Festival Vale do Café inclui ainda em sua programação cursos gratuitos de voz e instrumentalização. Ao longo de sua história, os cursos já deram oportunidade a mais de 4.000 alunos.

    Este ano, o Festival Vale do Café oferecerá seis cursos gratuitos, em Vassouras, de 22 a 26 de julho, das 9h às 17h. A professora e soprano Carol McDavit dará curso de canto. Pedro Cantalice será professor de cavaquinho e bandolim. O acadêmico, membro da Academia Brasileira de Música, Celso Woltzenlogel ensinará flauta. Os alunos que desejarem aprofundar conhecimento em violino através do método Suzuki, terão a supervisão da professora Suray Soren. Os alunos de violão contarão com duas turmas ministradas por Ulisses Rocha, professor Doutor da Unicamp e pelo diretor artístico do Festival Vale do Café, Turibio Santos.

    A programação completa dos concertos, nas fazendas históricas e dos cursos pode ser conferida no blog Viver e Viajar.

    Últimas