• Concertos clássicos são atração do Natal Imperial, neste sábado, às 18h30

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2021 11:33
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O Natal Imperial volta este ano com uma programação enriquecida por uma série de concertos de música clássica que ocorrem no Cineteatro do Museu Imperial, local tradicional dos concertos mensais que a Sociedade Artística Villa-Lobos realiza há mais de 50 anos em Petrópolis. Neste sábado (04), a atração é o Trio 3 por 8, que apresentará um repertório composto de canções medievais, danças renascentistas entre outras composições que marcaram períodos históricos. O concerto terá início às 18h30, com entrada franca. As senhas devem retiradas 1 hora antes.

    Inspirados por épocas da História em que os instrumentos musicais eram engenhosamente desenvolvidos a partir de materiais que hoje causariam surpresa, como tripa de carneiro, pena de corvo e pelo de javali, os multi-instrumentistas decidiram unir-se com o objetivo de compartilhar um rico e exótico universo musical, instigando a curiosidade do público por repertórios e timbres igualmente variados. Canções medievais, danças renascentistas, sonatas barrocas, músicas de tradição oral e composições próprias compõem o programa.

    Formado pelos músicos Pedro Hasselman (flautas doces, viela de arco medieval, rebab, gaita de foles, viola da gamba, crumhorn e whistles), Eduardo Antonello (cravo, viola da gamba, crumhorn e viela de roda) e Roger Lagr (violino barroco, violoncelo da spalla, crumhorn e cravo), o trio possuiu um dos maiores acervos de instrumentos antigos do Brasil e faz uso de exemplares raros e praticamente desconhecidos pelo grande público, mas que, em contrapartida foram muito populares em suas “épocas áureas”. Enriquecendo a apresentação das obras musicais com comentários pontuais sobre os engenhosos mecanismos instrumentais, os músicos propõem uma apresentação colorida e leve deste rico, exótico e versátil universo musical/instrumental.

    A programação de música clássica foi organizada pelo Instituto Dell’Arte e visou dar um panorama de vários estilos de música, incluindo obras do período medieval aos compositores contemporâneos. “Após um ano e meio de ausência, os concertos de música clássica voltam a acontecer em Petrópolis, dentro da programação do Natal Imperial no Cineteatro do Museu Imperial. Eles vão esquentar o público tradicional de frequentadores da Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV), preparando a volta de sua série de concertos que devem acontecer a partir de abril do próximo ano”, declarou Myrian Dauelsberg, presidente do Instituto Dellarte.

    A programação completa do festival pode ser conferida no site natalimperial.com.br. O cineteatro fica em anexo ao Museu Imperial, na Rua da Imperatriz, 220, Centro Histórico (Entrada pela Praça do Bosque). Os concertos são apresentados todas as sextas e sábados, às 18h30, sempre gratuitos.

    Últimas