• Concerto de Natal, na Casa da Princesa Isabel, promete encantar petropolitanos e turistas neste sábado; saiba mais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Neste sábado (18), às 17h, petropolitanos e turistas terão a oportunidade de vivenciar um momento especial na varanda da Casa da Princesa Isabel, no Centro Histórico. O local, um dos mais emblemáticos da cidade, receberá o Coral de Petrópolis para uma apresentação aberta ao público.

    Sob regência do Maestro Rodrigo D’Avila, o repertório contará com clássicos natalinos, como “Noite Feliz”, “Cantique de Noel” e “Hallelujah,” de Handel, além de composições que atravessam diversos períodos da história musical, desde o século XVII, com Giuseppe Ottavio Pitoni, passando pelos Beatles, Vinicius de Moraes, até as contemporâneas de John Leavitt, John Rutter e Michael W. Smith. Além disso, na ocasião, o maestro apresentará uma composição inédita de sua autoria. 

    Foto: Divulgação

    “Esperamos com essa apresentação levar alegria ao público e despertar muitas emoções. A cidade de Petrópolis é rica em arquitetura histórica. Cantar na Casa da Princesa Isabel nos dá a oportunidade de divulgar, também, uma parte da riqueza cultural do canto coral, que é tão tradicional em nossa cidade, mas ainda carece de apoio para que não fique restrito ao período natalino. Preparamos um lindo repertório. Será uma linda combinação de música sacra, música popular brasileira, música contemporânea e clássicos natalinos.”, conta Edna Francioni, relações públicas do Coral de Petrópolis.

    A equipe de artistas da exposição Coragem e Fé, que apresenta, de forma inédita, relevantes aspectos da formação da cidade por meio de artes plásticas, fotografias e referências históricas, também celebra a realização do evento na varanda histórica da Casa. “Durante todo esse tempo em que a Casa esteve aberta com o nosso trabalho, constatamos a emoção do público em poder visitar o seu interior e conhecer detalhes sobre a história da cidade. Neste período, inclusive, recebemos mais de 35 mil visitantes. A proposta deste evento é enaltecer ainda mais a cidade, agregar outros valores culturais à exposição, trazer novos públicos, além de reafirmar a tradição de Petrópolis como a Cidade dos Corais, lembrando que essa tradição chegou aqui com os colonos germânicos.”, conta a artista Lorena Bortolotti.

    Mais sobre o Coral de Petrópolis

    Fundado em 1989, o Coral de Petrópolis é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, dedicada à defesa, elevação e manutenção da cultura através do canto coral. Atualmente composto por cerca de trinta integrantes, o coral mantém sua tradição por meio de ensaios regulares e participações em eventos nacionais e internacionais.

    Foto: Divulgação

    Inscrições para novos integrantes serão abertas em fevereiro

    Os interessados em fazer parte desse legado cultural podem se inscrever a partir de fevereiro de 2024, preferencialmente aqueles com experiência em leitura de partituras e/ou canto coral.

    Para mais informações sobre o Coral de Petrópolis, ingresso no grupo, contratação para eventos ou apoio à iniciativa, entre em contato pelos seguintes canais: @coraldepetropolis (Instagram), Coral de Petrópolis (Facebook) ou através do e-mail: coraldepetropolis@gmail.com

    Últimas