• Concerto de Abertura do Festival SIM acontece neste domingo na Catedral

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/jul 06:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Com 40 anos de atividades e 22 edições realizadas do Festival de Inverno de Petrópolis, a Dellarte terá seu aniversário festejado neste domingo, às 15h, na Catedral de São Pedro de Alcântara, com o “Concerto de Abertura do Festival SIM em Homenagem aos 40 Anos da Dellarte”. A apresentação, um dos pontos altos do festival, vai unir os dois grandes violinistas, Monique Cabral e Nathan Amaral, a uma orquestra de cordas. No programa, J.S. Bach, Samuel Barber e Joseph Bologne.

    A Dellarte foi fundada em 1982 pela musicóloga Myrian Dauelsberg. A empresa, produtora de soluções culturais, já realizou mais de 3000 apresentações para milhões de admiradores da música clássica, do ballet, do jazz, da ópera e das artes.

    “A Dellarte tem como pilar promover e produzir atrações de elevado conteúdo artístico, identificação de novos talentos, formação de plateias, apoio a projetos socioeducativos e realização de festivais”, exalta Myrian Daueslberg.

    Dentre os nomes que fizeram parte da história da Dellarte estão as companhias de ballet de Maurice Béjart, da Ópera de Paris, Stomp, Momix, Balé do Teatro Bolshoi e expoentes das artes clássicas como Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Keith Jarrett, Yuja Wang, Montsserat Caballé, Jessye Norman, Andrea Bocelli, Magda Tagliaferro, Arnaldo Cohen, Martha Argerich e Nelson Freire.

    “Essa parceria com o SIM, com cunho pedagógico e incentivo aos talentos brasileiros, é uma oportunidade de crescimento acadêmico dos participantes e da plateia, promovendo a educação, a inovação e a cultura em diversas áreas do conhecimento”, diz Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte.

    Entre os dias 14 e 21 de julho, o Festival SIM (Semana de Integração Musical) reúne professores e alunos de música clássica de todo o país. A programação, totalmente gratuita, une aprendizado e apresentações. Os 32 alunos passaram por uma seleção que teve como principal critério a dificuldade de acesso ao ensino de qualidade. Os 10 professores que estarão à frente dos workshops também farão concertos pela cidade. O evento é idealizado e promovido por três músicos profissionais: Nathan Amaral, Monique Cabral e Clara Santos.

    “A base do festival é a ação social por trás dele: proporcionar melhores oportunidades aos jovens músicos brasileiros que não tem tanto acesso ao ensino de música clássica de qualidade”, afirma Monique Cabral.

    Programa (sujeito a alterações):

    Concerto de Brandemburgo n. 3 de J. S. Bach, 1º movimento

    Adagio para Cordas de Samuel Barber

    Concerto para 2 violinos de J.S. Bach 2

    Concerto para violino e orquestra de Joseph Bologne

    Músicos:

    Violino
    Monique Cabral (solistas)
    Nathan Amaral (solistas)
    Tomaz Soares
    Maressa Carneiro
    Bogdan Hudzelaits
    Pedro Ramiro

    Viola
    Clara Santos
    Tiago Vieira
    Luiz Felipe Ferreira

    Cellos
    Janaina Salles
    Mariana Amaral
    Thais Ferreira

    Contrabaixo
    Andre Geiger

    Confira a programação completa:

    Festival SIM: Semana de Integração Musical

    Data: 14 a 21 de julho

    Concertos:

    14/07 às 15h Concerto de abertura na Catedral São Pedro de Alcântara

    16/07 às 20h Concerto de Música de Câmara no Palácio de Cristal

    17/07 às 20h Concerto de Música de Câmara no auditório da faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase)

    18/07 às 20h Recital de violino e piano com Nathan Amaral e Marina Spoladore no auditório da faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase)

    19/07 às 19h Recital de Alunos no auditório da Escola de Música Santa Cecilia

    20/07 às 20h Concerto de encerramento do Festival – Teatro Imperial

    Últimas