Concer dá gratuidade no pedágio para quem estiver transportando doações
Pessoas que transportam donativos para as vítimas da tragédia de Petrópolis terão isenção do pagamento da taxa de pedágio para a entrada na cidade. A informação foi confirmada pela Concer. Os doadores devem informar no guichê de pedágio de Duque de Caxias que estão realizando o transporte de doações, com destino a Petrópolis. A gratuidade também é válida para caminhões e vans com donativos.
A Concer também está disponibilizando as praças de pedágio da BR-040, nos km 102, 45 ou 816, como pontos para arrecadação de doações. A concessionária recomenda que os donativos sejam deixados em uma das praças de pedágio, para reduzir o fluxo de veículos e evitar a subida da serra. A indicação vai ao encontro com a recomendação do governo municipal de Petrópolis, para que a população petropolitana só saia de casa em caso de extrema necessidade, evitando o tráfego e a circulação excessiva de veículos pelas ruas da cidade.
Em informativo no início da tarde deste sábado, a Concer informou que em razão do grande movimento de veículos, a entrada de Petrópolis pelo Bingen apresentava lentidão, na saída do km 81. Na subida da serra, na altura do km 82,9, o trecho prossegue em meia pista, em caráter preventivo. O trânsito não apresenta retenção, mas possui neblina.
A Concer se responsabiliza pela entrega das doações a entidades indicadas pela prefeitura de Petrópolis. As outras duas praças da rodovia (em Areal, RJ, e Simão Pereira, MG) também funcionam como pontos de arrecadação, seguindo a mesma regra adotada no pedágio de Caxias.
Estão sendo aceitos para doação alimentos não perecíveis, água, fraldas descartáveis, e itens de higiene pessoal e limpeza.