
Comutran vai discutir a violência no transporte público
* Atualizada às 6h20
Uma das pautas do Conselho Municipal de Trânsito que se reúne na segunda-feira, às 19h, é a violência no transporte público. O assunto vai ser colocado em cena depois de recentes episódios envolvendo passageiros e motoristas de ônibus. Na semana passada, teve uma briga de trânsito, essa em Corrêas, envolvendo um motorista da Turp e um condutor de um veículo que se esbarraram na pista. Teve ainda o caso do motorista da Cidade Real e um passageiro brigando no ponto do Arabela, e dois passageiros saindo no braço também em um ônibus.
Coloca na pauta
A gente acha que nesta pauta do Comutran, que incluiu ainda apresentação das estatísticas de acidentes no trânsito e a Campanha Maio Amarelo faltam assuntos como o desfecho do incêndio na garagem dos ônibus, linhas ainda deficitárias, atrasos e quebras, a licitação para as antigas linhas da Petro Ita e Cascatinha… Só pra citar alguns.

Transparência
O Conselho Municipal de Transparência Pública foi criado em junho de 2018 com o objetivo de sugerir melhorias e ações para garantir que o cidadão acesse com facilidade dados governamentais como, por exemplo, no que nosso dinheiro é gasto. Desde então, se reúne pouco. Em 2022 foram três encontros, assim como em 2023. E, depois disso, não se tem notícia do que realizou porque nem mesmo as atas das reuniões (se é que teve) estão disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura. Mas não seria esse Conselho que deveria dar o exemplo? Pior é que na página onde não se encontra as atas tem lá um selo, da Medalha de Ouro em Transparência, que seria concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Meme eterno
Mas ninguém deixa o ex-secretário Ramon Mello em paz, meu Deus. Não é que com as últimas repercussões sobre reajuste salarial sacaram de novo aquele vídeo em que Ramon fala que é tudo “farinha do mesmo saco”.
Ansiosos
Longe de a gente ficar perturbando com cobranças, mas vai rolar nosso radar meteorológico quando? Um técnico da Secretaria de Defesa Civil viajou em março à Finlândia, país onde está sendo comprado o nosso radar, para poder saber como funciona e testar a máquina. Já sabemos que vai ser instalado no Morin, perto das torres. Já tem movimentação para melhorar o acesso precário, mas ainda não se sabe quando o equipamento chega. Lembrando que são seis meses que nos separam do período das chuvas.
Tempo de doar
Tá frio, né? Pois, então: pegue aquele agasalho ou cobertor que você não usa mais para doar à Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos. As peças arrecadadas abastecem o Bazar Solidário, que gera recursos para a Casa de Apoio e ações sociais que a APPO realiza para pacientes de câncer e suas famílias. A iniciativa também contribui para a distribuição de cestas básicas e atendimentos gratuitos em diversas áreas da saúde. As roupas podem ser entregues na sede da instituição ou retiradas sob agendamento pelo WhatsApp oficial (24) 99274-1377.

Contagem
Petrópolis está há 2 anos e 1 dia sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Hospital Público Veterinário
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Petrópolis aprovou, em sua reunião ordinária de segunda-feira, a meta de a cidade ser dotada de um Hospital Público para os pets. Grande anseio de tutores e defensores dos direitos dos animais, o tema agora é pauta oficial e o conselho vai pressionar para alocação de recursos para o projeto junto à Prefeitura e ao Governo do Estado. Foi formada uma comissão para apresentar a deliberação ao Secretário de Saúde, Luiz Cruzick.
Fim dos vips
Nunca que a gente imaginou um dia concordar com o deputado estadual Rodrigo Amorim, mas nessa ele tem razão. Apresentou um projeto de lei para proibir que sejam instaladas áreas VIPs em eventos que sejam realizados em bens de uso comum do povo – tais como praias e praças das cidades. Usou como exemplo o show de Lady Gaga, que teve área vip e o público lá atrás a mais de 200 metros de distância do palco. Isso, sem falar no rega-bofe dos vips pagos muitos vezes com nosso dinheiro.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br