Comunidade do Neylor sofre com entulho
Entulho e lixo acumulado na Comunidade do Neylor preocupam os moradores. A Comdep alerta sobre possíveis multas para os infratores, mas a situação no município continua a mesma. Restos de sacos de lixos domiciliares, entulho de obra, restos de madeira e galhos de árvores se espalham pelo ponto final do ônibus.
“A situação sempre aconteceu aqui na comunidade, infelizmente. Nossa preocupação é juntar animais aqui e até mesmo atrapalhar a passagem do ônibus. Sem falar que fica feio né?! O entulho fica aqui muito tempo e quando é retirado, já colocam novamente”, conta um morador que pediu para não ser identificado.
O despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade será intimado a fazer remoção imediata, além de receber multa de R$ 800.
A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho, denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas pelo telefone (24) 2246-9042. A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho. Segundo a prefeitura, Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (24) 2243-7822.
Em nota, a Prefeitura informou que a coleta de lixo na Comunidade do Neylor está normal e ocorre três vezes por semana. Apesar de a Comdep afirmar que fez a retirada de entulho com um caminhão poliguindaste (que retira caçambas grandes, com até cinco toneladas de resíduo e comporta entulho) na última terça-feira, dois dias depois, o lixo já se acumulava no local novamente. A Companhia disse que vai voltar a incluir o bairro na programação de serviços das equipes operacionais para receber coleta de entulho.