• Comunidade Ahmadia faz Reunião Anual pregando a tolerância e destacando oportunidade de aperfeiçoamento espiritual

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/10/2021 14:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A 27ª Jalsa Salana, a reunião anual da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, aconteceu recentemente. O tema deste ano foi “Voltando-se para Deus”, em evento realizado na mesquita Baitul Awal, na Estrada da Saudade, e contou com a presença de autoridades e representações religiosas do município.

    Como apenas um número restrito de convidados foi permitido em conformidade com as restrições da pandemia, o evento deste ano teve a participação de cerca de 80 pessoas, que vieram de diversas cidades do país.

    Dentre os visitantes ilustres deste ano, destacam-se Celso Antônio Ferreira, representante do Conselho Espírita de Petrópolis, Cristiano Muller, representante da Seicho-No-Ie, May-Lin Falconi, representante da Secretaria de Turismo de Petrópolis e Márcia Varrichio, professora da UFRJ e idealizadora de diversos projetos sociais.

    O tema deste ano foi “Voltando-se para Deus”
    Foto: Divulgação

    Além disso, a Jalsa Salana também contou com uma mensagem especial de Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, atual Califa, líder supremo internacional, da Comunidade Ahmadia Muçulmana, que destacou que os participantes do evento devem aproveitar a oportunidade para recordarem Deus e melhorarem e aperfeiçoarem as suas condições morais e espirituais.

    Sua Santidade também explicou que, durante a atual crise da pandemia, devemos voltar-se ainda mais para Deus e orar para que Ele salve a humanidade dos efeitos negativos do vírus, pregando a paz e a tolerância entre os povos.

    O Imã Wasim Ahmad Zafar, presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, discursou com ênfase no tema do evento e disse que o homem, em geral, está longe de Deus e, por não seguir os seus ensinamentos, acaba se prejudicando e destruindo a paz, além de atrair o desagrado e o castigo de Deus por meio de atos ruins.

    Ele disse que o fundador da Comunidade Ahmadia Muçulmana, quem clamou ser o Messias Prometido para os últimos tempos aguardado por todos, Hazrat Mirza Ghulam Ahmad, veio para mostrar o caminho da salvação e da paz para o mundo e também alertou o homem acerca de inúmeras catástrofes e outras calamidades que viriam se o homem não parasse com maldades e voltasse a Deus. Wasim destacou que o Messias Prometido não avisou sobre as tribulações para causar medo ou pânico, mas para alertar a humanidade e tentar salvar o homem.

    “Se você sabe que um caminho tem buracos, você avisa a todos para não ir por aquele caminho, pois, senão, poderão cair num buraco. Você avisa com um senso de compaixão, e não para causar pânico”, exemplificou. Ele também enfocou que não basta falar de Deus ou declarar o amor a Deus se essas palavras não forem acompanhadas de boas ações. “Se uma pessoa estiver com fome e ficar falando de comida, não vai acabar com a fome enquanto ele não comer”, explicou.

    Como de costume no Islã, o evento começou com uma recitação do Sagrado Corão juntamente com a tradução dos versículos em português por Ibrahim e foi seguido por uma poesia cantada em urdu apresentada juntamente com a sua tradução em português pelo Sr. Ijaz Zafar. Um recém convertido à Comunidade Ahmadia Muçulmana também fez um bonito discurso e mostrou como o Islã tem a capacidade de transformar a vida e trazer paz para o ser humano.

    O Imã da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Rio, Ihtsham Moman, apresentou um discurso sobre a importância do califado no Islã e mostrou como o califado atual a Comunidade Ahmadia Muçulmana une os membros e guia o mundo rumo à verdadeira e duradoura paz.

    Durante a reunião, o Sr. Nadeem Tahir fez uma apresentação sobre a história da Humanity First, ONG humanitária da Ahmadia, juntamente com um sumário das ações que a ONG desenvolve no Brasil, especialmente em Petrópolis, ajudando os necessitados sem qualquer distinção de cor, nação, religião ou qualquer outro divisor.

    Alguns convidados ilustres foram presenteados pelo Imã Wasim Ahmad Zafar com o livro “A Crise Mundial e o Caminho para a Paz”, que traz uma compilação de diversos discursos de Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, atual Califa da Ahmadia, em diversos parlamentos, congressos, recepções e outras ocasiões importantes em que ele aborda os principais problemas que assolam a paz mundial hoje e explica as soluções para eles numa perspectiva islâmica.

    No final do evento, que celebrou a tolerância e o respeito entre diferentes religiões, houve uma oração silenciosa, em que todos puderam rezar à sua maneira para o bem do mundo, e um almoço típico gratuito foi oferecido a todos os participantes.

    O vereador Maurinho Branco (DEM) foi convidado como hóspede de honra. Além dele, a Jalsa Salana também contou com a presença de Francisco de Orleans e Bragança, representando a família real.

    Muitas pessoas participaram do evento da Ahmadia pela primeira vez e admiraram muito o belo trabalho da Comunidade Ahmadia Muçulmana e seus ensinamentos de tolerância, respeito, amor e paz.

    Quem desejar conhecer melhor o Islã, a Ahmadia ou o trabalho da Humanity First, pode entrar em contato por telefone (2242-1385), whatsapp (24 999060929), e-mail (info@ahmadia.org.br) ou diretamente na Mesquita Baitul Awal, localizada na Estrada da Saudade, 215, Petrópolis.

    Últimas