• 09/mar 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Que o exercício físico faz bem, disso ninguém tem dúvida. E a competição? Até onde ela é benéfica ou maléfica à saúde das pessoas? Qualquer um de nós corredores seria capaz de responder que a competição faz bem, porque qual de nós corredores depois de experimentar a primeira participação numa prova não se preparou para a segunda, terceira e tantas outras mais? A partir do momento que a gente começa a competir no seu verdadeiro sentido da palavra começa-se a conviver com os medos, a ansiedade, as incertezas e as nossas dúvidas. Competir vem do latim “competere” (competir com). Significa fazer comparações consigo e com os outros. Significa vencer desafios e até rivalidade com os oponentes, no caso da corrida com os concorrentes da faixa etária.

    A partir do momento que o corredor deseja subir no pódio seria hipocrisia dizer que não deseja chegar na frente do outro “porque é seu amigo”. É meu amigo sim, mas na corrida se eu puder chegar na frente dele eu vou chegar sim! A meu ver não vejo nenhum problema com isso desde que a competitividade e a combatividade não extrapole os limites da razão e do “Fair Play”. O ser humano é competitivo pela própria natureza. Veja as crianças brincando numa praça. Elas querem sempre chegar na frente da outra, seja de velotrol, bike, patins ou mesmo correndo atrás umas das outras. A vida é uma competição. Os antigos diziam.. Quer ser alguém na vida? Estude, trabalhe, faça ou seu melhor. Nosso maior inimigo é o nosso interior. Nossos medos.

    Não se trata de competir com o outro. Ansiedade todos nós a temos e está relacionada ao medo. Até certo ponto ela é benéfica. Competir nos ensina a dominar nossos fantasmas. Os medos. A ansiedade. Você nunca chega na frente do outro. Chega na frente de você mesmo. Na próxima faça melhor. Não deixa de ser também hipocrisia ficar justificando o fracasso. “Estava muito calor”. Só para você? “Tinha muita ladeira”. Só para você? “Estava muito frio”. Só para você? E pra você? A competição faz bem ou mal?

    **Literatura Sugerida: de D de Rose Junior – Competition as a Source of Stress in Sport – Revista UCB (2002).

    Últimas