Como se adaptar ao atendimento online
Caros colegas corretores, passamos de sessenta dias de quarentena e os desafios só aumentam para nossa atividade profissional. Na semana passada, a prefeitura de Petrópolis divulgou o plano de retomada das atividades econômicas e funcionamento do comércio e serviços na cidade. No dia 01 de junho começam as flexibilizações. A reabertura de imobiliárias está prevista para o dia 08 de junho, caso não haja novas mudanças. Ou seja, estamos há 10 dias dessa reabertura. Contudo, é fato que a retomada não significa o retorno ao “normal”, afinal não sabemos na verdade o que será o novo “normal”. Portanto, é fato que todos nós corretores de imóveis, assim como em outras atividades, deve incorporar o atendimento pela internet na sua rotina desde já!
Conversando com alguns corretores e até mesmo com outros comerciantes em nossa cidade, senti a dificuldade de muitos em lidar com esse mercado online. Como o corretor de imóveis pode adaptar o seu atendimento e a captação de clientes pela internet, atendendo tanto às recomendações sanitárias quanto às medidas do poder público? Seguem algumas dicas:
1 – Tenha um perfil nas redes sociais voltado para sua especialidade no mercado imobiliário: Neste momento, mais do que antes, a maioria esmagadora dos corretores está nas redes sociais. No entanto, para não cair no erro do “mais do mesmo”, procure publicar no seu perfil, além dos imóveis de sua carteira, um pouco da sua visão pessoal do mercado imobiliário, falando da sua especialidade (compra e venda, locação, de repente o local onde você atua em Petrópolis etc.). Isso faz você se destacar quanto ao conteúdo, o que é bem visto por quem acessa as redes sociais.
2 – Anuncie em portais de imóveis ou estabeleça parcerias: Estatísticas do Google Brasil indicaram nos últimos 3 anos que mais de 80% dos compradores de imóveis fizeram todo o processo de escolha do imóvel unicamente pela internet e os portais de imóveis foram responsáveis pela maior parte das fontes de pesquisa desses compradores. Portanto, anunciar sua carteira de imóveis em portais de imóveis aumentam expressivamente o seu retorno. Caso você não tenha condições de fazer um investimento desse, uma vez que anunciar em portais exige um custo, busque pelas parcerias com corretores de sua confiança que anunciam nesses portais. Compartilhe seus imóveis com esse colega ou clientes que estejam procurando algum imóvel para comprar.
3 – Tenha o Whatsapp como sua principal ferramenta: O maior aplicativo de mensagens do mundo é, mais do que nunca, a principal ferramenta de comunicação para o corretor de imóveis nesta pandemia. Nela, você pode fazer uma interação com o cliente sem intervir em sua intimidade, pois, neste momento de pandemia, a rotina das pessoas está alterada, muitos trabalhando em horários diferenciados, nem sempre dispostos a atender chamadas telefônicas. Use e abuse do Whatsapp, enviando mensagens para todos os seus contatos e aumentando as possibilidades de negócios.
É momento, portanto, de o corretor de imóveis se adaptar a esta nova rotina que se apresenta diante de nós. Bons negócios a todos.
Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA:
Dia 24: Graziela Gomes Ribeiro – Creci 50.156, Dalton Miranda de Abreu – Creci 39.871, Alexandra Zalkowitsch – Creci 54.531, Fabio Luis Baltar – Creci 27.112, Rafael Francisco dos Santos – Creci 26.717;
Dia 25: Vladimir Valter Zuvanov – Creci 8.038, Fernando Rodrigues Farroco – Creci 49.740, Alexandre Dias Lewer – Creci 58.698;
Dia 26: Haroldo Eduardo Cesar Souza de Carvalho – Creci 10.633, Marco Antonio de Araujo Portes – Creci 58.524, Alexandre Alves Borba – Creci 63.631, João Marcio Silva Marquesin – Creci 52.801;
Dia 27: Agostinho Rubens Pereira – Creci 3.053, Mario Borges da Silva – Creci 24.373, Maria Cecilia Ferreira Mattos – Creci 55.616;
Dia 29: Roberto Lopes Perez – Creci 8.339, Caio Cesar Cordeiro de Freitas – Creci 27.851, Rogerio Silvério – Creci 29.078;
Dia 30: Denverson Carneiro Malta – Creci 43.805.
Nossos parabéns a todos vocês!