Como prevenir a queda de cabelo em 5 passos essenciais
Em geral, se perde uma média de 100 fios de cabelos por dia, quantidade que aumenta no outono e na primavera. Os ciclos de vida dos folículos assim o determinaram, então não se preocupe se perder mais cabelos no banho ou quando penteá-los em determinados períodos. Porém, se a quantidade for sempre exagerada, saiba que fatores externos tais como má alimentação, estresse ou problemas hormonais podem aumentar a queda de cabelo. Se você está nesta situação, é importante conversar com seu médico, mas se você quiser evitar a queda precoce, observe cinco dicas:
Cuidados para evitar a queda de cabelo
Higiene dos fios
É aconselhável lavar o cabelo com certa frequência usando shampoos de qualidade e adequados para o seu tipo de cabelo, que não vão maltratá-lo ou enfraquecê-lo.
Dieta equilibrada
Tanto uma dieta muito restritiva quanto uma com abuso de alimentos com alto índice glicêmico, como carboidratos, podem ser prejudiciais para o seu couro cabeludo. Os nutrientes que fortalecem o cabelo também vêm dos alimentos que comemos e os melhores para mantê-lo saudável e forte são: frutas e legumes, carne vermelha, peixes, azeite de oliva e nozes.
Escovação
Manter o cabelo limpo e penteado é importante também para evitar o enfraquecimento. Embora alguns mitos sobre a queda relacionam o fato de escovar com o fato de cair mais cabelo, se você usar uma boa escova e não escová-lo de forma agressiva, só vai remover as fibras que já caíram.
Remédios naturais
Existem alguns remédios naturais que, pelas suas propriedades, estimulam o crescimento do cabelo, diminuindo sua queda. Alguns deles são:
-O chá verde, por suas propriedades antioxidantes.
-A cebola roxa, por sua quantidade de enxofre.
-Alguns óleos essenciais como lavanda, alecrim ou tomilho.
-O feno-grego, cuja semente contém proteína e ácido nicotínico que ajuda o crescimento do cabelo.
-A babosa por sua quantidade de minerais, vitaminas e fitonutrientes.
-A raiz de alcaçuz, porque inibe a ação da dihidrotestosterona, um hormônio que afeta a perda de cabelo.
-A linhaça, por seus ácidos graxos, ômega 3.
-A beterraba, por sua vitaminas B e C e minerais.
Loções antiqueda
Os tratamentos por via tópica também podem ser eficazes. Converse com seu dermatologista a respeito. Existem no mercado algumas soluções que promove o crescimento do cabelo e espessamento do couro cabeludo.
Com informações da Bolsa de Mulher