• Como foi a missa que abre o conclave e a blindagem da Praça São Pedro antes da eleição do papa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/maio 07:56
    Por Luisa Laval e Marcelo Godoy / Estadão

    A missa que abriu o conclave, na manhã desta quarta-feira,7, foi marcada por uma homilia institucional, que pediu a unidade da Igreja Católica “ante uma decisão de grande importância”.

    A cerimônia foi conduzida por Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício – mesmo cardeal que presidiu o funeral de Francisco.

    Durante a homília, o religioso destacou que “o amor é a única força capaz de mudar o mundo”. Ele também apontou que a escolha do novo papa ocorre em um momento “complexo e difícil da história”.

    Aberta ao público, a celebração contou com forte esquema de segurança na Praça São Pedro, com armas antidrones. O público passou por revista e não pode entrar com garrafas de água metálicas.

    Cronograma do conclave

    Após a missa, será feita a procissão dos cardeais até a Capela Sistina. À tarde, os cardeais entram na Capela, com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

    Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

    O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes. O novo pontífice terá desafios que já vinham sendo enfrentados por Francisco, como posicionar a Igreja em um mundo abalado pela crise climática e por conflitos, como na Ucrânia e em Gaza.

    Horários da fumaça

    A fumaça com o resultado desse primeiro turno que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília). A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

    – 5h30 (Horário de Brasília) – somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido

    – 7h (Horário de Brasília)

    – 12h30 (Horário de Brasília) – somente se for branca

    – 14h (Horário de Brasília)

    São previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.

    Como é feita a fumaça para indicar novo papa

    Após cada rodada de votação, as cédulas são queimadas em um forno especial para indicar o resultado ao mundo exterior.

    Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.

    Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.

    Durante o conclave, cardeais ficam isolados e não podem se comunicar com o mundo externo.

    Os cardeais favoritos a novo papa

    Entre os papáveis mais citados por especialistas e pela mídia especializada, conforme mostrou o Estadão, aparecem:

    – Pietro Parolin – Itália (70 anos)

    – Luis Antonio Gokim Tagle – Filipinas (67 anos)

    – Jean-Marc Aveline – Argélia (66 anos)

    – Juan José Omella – Espanha (79 anos)

    – Matteo Maria Zuppi – Itália (69 anos)

    – Péter Erdo – Hungria (72 anos)

    – Peter Turkson – Gana (76 anos)

    – Pierbattista Pizzaballa – Itália (60 anos)

    – Mario Grech – Malta (68 anos)

    – Fridolin Ambongo Besungu – República Democrática do Congo (65 anos)

    Últimas