• Comissão dos EUA pede controle mais rígido sobre fluxos de capital para a China

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/11/2021 12:19
    Por Iander Porcella / Estadão

    A Comissão de Revisão de Segurança Econômica EUA-China, do governo norte-americano, pediu controles mais rígidos sobre os fluxos de capital para os mercados do país asiático. Em um relatório anual enviado ao Congresso, a comissão afirmou que uma “onda” de investimentos em algumas empresas “problemáticas” da China gera ameaças à segurança nacional e econômica do país.

    “Apesar das contínuas tensões EUA-China, os investidores, gestores de ativos e fundos mútuos dos EUA estão aumentando sua participação nos mercados financeiros da China”, diz o documento.

    De acordo com a comissão, os legisladores chineses buscam capital estrangeiro para financiar objetivos de desenvolvimento tecnológico do Partido Comunista Chinês.

    Por isso, a comissão pede que o Congresso considere elaborar uma legislação “abrangente” para garantir que as entidades chinesas alvo de sanção de algum órgão dos EUA sejam automaticamente sancionadas por outros.

    Além disso, o documento sugere que os parlamentares expandam a jurisdição das restrições de investimentos existentes nos EUA, bem como o escopo das entidades a serem atingidas por essas restrições.

    Últimas