• Comissão do impeachment será estabelecida dia 26

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/04/2016 10:40

    A comissão especial que irá analisar no Senado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff deverá ser eleita somente na próxima terça-feira, dia 26. A informação foi divulgada hoje pelo presidente da Casa, Renan Calheiros.

    Com a leitura do resultado da votação na Câmara dos Deputados, prevista esta tarde, será aberto prazo de 48 horas para que os líderes dos blocos partidários indiquem os nomes dos senadores que vão integrar a comissão. Se no prazo estipulado não forem nomeados todos os integrantes, o próprio Renan irá indicar os nomes.

    Ficou ainda decidido, durante reunião, que o colegiado de 21 membros será formado com base nos blocos partidários, e não pelo tamanho dos partidos. Estima-se que na primeira reunião já ocorra a eleição para presidente e relator, configurando desta forma a instalação oficial da comissão.

    Caberá ao Senado analisar o processo contra a presidente Dilma Rousseff, após a aprovação da abertura do mesmo. No documento constam acusações contra Dilma, nas quais ela estaria envolvida em crimes de responsabilidade, ao praticar "pedaladas ficais", além do atraso em repasses para bancos públicos com o objetivo de "melhorar" as contas públicas. Há também a suspeita de que a presidente teria assinado seis decretos para a liberação de crédito suplementar, sem autorização do plenário.

    Após sua nomeação, o relator do processo tem até 10 dias para apresentar seu parecer. Em seguida, tendo a decisão da comissão, caso a maioria dos senadores decida abrir o processo, Dilma será afastada imediatamente por até 180 dias, enquanto a Casa analisa se há provas para cassar seu mandato em definitivo.




    Últimas