• Comissão da Educação e Sepe fazem manifesto e abaixo-assinado pedindo a convocação imediata de professores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/04/2021 18:43
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Comissão da Educação da Câmara Municipal e o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) em Petrópolis assinam um manifesto em defesa do chamamento dos professores que foram aprovados no último processo seletivo da educação em 2020. Também está sendo feito um abaixo-assinado on-line para pressionar o governo municipal para cumprir o compromisso.

    Em fevereiro do ano passado, a Secretaria de Educação abriu um edital ara contratação temporária de mais professores para completar o quadro da secretaria que já carecia de mais docentes. No dia 06 de março de 2020 saiu o resultado da seleção, mas, um ano depois, ninguém foi convocado.

    No dia 1º de março, a Comissão de Educação, Assistência Social e Defesa dos Direitos Humanos da Câmara (CEADH) realizou audiência pública para discutir a questão das convocações, junto a outros assuntos relativos ao ensino remoto no município. Na ocasião, foi firmado um compromisso de convocação dos professores aprovados, entretanto, a Secretaria de Educação ainda não firmou uma data para que isso aconteça.


    “Já se passou mais de um ano da divulgação do resultado do processo seletivo e mesmo com as escolas precisando desses profissionais, os professores aprovados ainda não foram chamados. É urgente uma união da sociedade pedindo o início imediato das convocações e a máxima celeridade possível nesse processo. A educação em Petrópolis não pode esperar mais.”, disse o vereador Yuri.
    Tanto o manifesto, quanto o abaixo-assinado, também detalham os constantes relatos de mães e pais preocupados com a grade de aulas, de professores estafados com a alta demanda e também de profissionais angustiados pela demora na convocação.


    “Nesse momento é de suma importância a prioridade dos esforços da secretaria de educação em suprir a carência de professores nas turmas. Nós temos hoje, uma demanda de 325 vagas a serem preenchidas, sendo 140 para o ensino fundamental e as demais para o segundo segmento. E aí, é importante ressaltar que cada professor de segundo segmento atende no mínimo a cinco turmas. Então, é uma carência absurda. Não dá para falar em qualidade de educação sem professores.”, afirmou Rose Silveira, representante do SEPE Petrópolis.


    A Comissão e o Sepe demonstram grande preocupação em relação a modalidade de contratação por RPA. De acordo com o manifesto, esta modalidade de contratação, em detrimento da realização de concurso público, ganhou força nos últimos anos. Ambos consideram que o modelo reforça “uma relação trabalhista extremamente precária e fragilizada”, acrescentando que na pandemia e consequente migração das atividades escolares para o meio remoto, todos os profissionais contratados por RPA foram dispensados, sem nenhuma compensação ou auxílio.


    “Muitos profissionais contratados por RPA fizeram o processo seletivo, inclusive. Então, foram abandonados com a pandemia e agora são prejudicados ao não serem convocados, mesmo aprovados no processo”, alertou Yuri.

    O manifesto publicado pela CEADH e pelo SEPE, está disponível em: https://bit.ly/2Qk1nO7. Já o abaixo-assinado, criado no início da tarde de ontem, pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/3ar3XZs, ou nas redes do vereador Yuri Moura e do SEPE Petrópolis. Até o momento, mais de 600 pessoas assinaram o documento.

    Últimas