• Comissão da Câmara faz “blitz” em Itaipava e cobra regularização de horários e melhorias no Terminal

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  • 08/jun 08:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    **Matéria atualizada às 09h50 com o posicionamento da Turp

    A Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara Municipal iniciou, na última sexta-feira (06), uma série de fiscalizações para ouvir a população e identificar as principais demandas com relação ao serviço. Os vereadores Thiago Damaceno (que preside a Comissão) e Gil Magno estiveram no Terminal Itaipava, no horário de pico da manhã, entre 5h30 e 8h, e identificaram diversas reclamações por parte dos usuários. O governo municipal, por meio da CPTrans, e as empresas de ônibus serão oficiadas sobre as questões levantadas pelos moradores.

    Entre as principais reclamações, estava a pouca quantidade de coletivos nas duas principais ligações ao Terminal: as linhas 700, que liga o Centro a Itaipava; e a 711, que atende à região da Posse. Na manhã de sexta, a situação ficou ainda mais agravada com a quebra de um coletivo da linha 700, em pleno Terminal.

    “Para este horário, a previsão é que os ônibus saiam do Terminal de oito em oito minutos. No entanto, a espera passou dos 20 minutos e, em alguns coletivos, as pessoas precisaram se espremer na porta. Vamos informar sobre o fato e fazer uma cobrança veemente sobre providências, inclusive porque notamos também uma ausência de fiscais por parte da empresa e da CPTrans para organizar o fluxo e orientar os usuários”, disse Damaceno.

    De acordo com o vereador Gil Magno, a Comissão tem um papel muito importante ao exercer o papel de fiscalização do Poder Legislativo e identificar as demandas e fazer o canal de contato com os órgãos responsáveis. “A população vem falando conosco o tempo todo, através dos nossos gabinetes, e o cumprimento de horários é o principal problema que temos recebido. Vamos levar as demandas para a Turp, para a CPTrans e para o prefeito”, disse.

    Usuários pedem ônibus no Gentio e melhoria na conservação

    Outra reclamação listada pelos usuários do Terminal Itaipava foi com relação à escassez de ônibus na Comunidade do Gentio. Outra demanda foi com relação ao estado de conservação da unidade. O local tem um problema crônico com relação aos pombos que circulam pelo espaço. Os dois casos também serão levados ao governo municipal, com solicitação de estudos para identificar medidas que possam mitigar os problemas.

    O que diz a Turp

    A Turp Transporte, em resposta à “blitz” realizada por vereadores, na manhã de sexta-feira (6), no Terminal Itaipava, informou “detalhes sobre a operação dos ônibus, em especial, a da linha 700 – Terminal Itaipava, responsável por realizar, em média, 221 viagens diariamente, em Petrópolis”.

    No período entre 5h30 e 8h, em que foi realizado o procedimento de fiscalização, a empresa disse que a linha 700 realizou 16 viagens, das 18 programadas. Já a linha 711 – Posse cumpriu todas as viagens programadas, com atraso de, no máximo, cinco minutos, sem qualquer impacto para os passageiros.

    “Os resultados positivos são registrados, desde sábado, dia 24 de maio, quando a empresa realizou ajustes no quadro de horário da linha 700 – Terminal Itaipava, que está operando com nova frequência, em todos os dias da semana, com o aumento na quantidade de ônibus e ajustes de horários, oferecendo mais eficiência e regularidade no atendimento, diante dos intensos congestionamentos registrados na maior parte do trajeto”, acrescentou.

    A viação também informou que “em dias úteis, a linha 700, que antes ofertava frequência média a cada 10 minutos nos horários de pico, diminuiu o tempo para oito minutos, com a inserção de mais ônibus na linha. Durante a tarde, o horário de pico passou de 10 minutos para nove, e, no entrepico, de 13 para 12 minutos, resultando também em uma melhora de 15% no cumprimento das viagens”.

    “Aos sábados, o reforço na operação resultou em uma melhora de 14% no cumprimento das partidas programadas, se comparado aos sábados anteriores ao dia 24 de maio. A frequência média, que era de uma viagem a cada 17 minutos, passou para uma viagem a cada 11 minutos. Aos domingos, com a reprogramação das partidas, houve redução entre os intervalos de viagens, de 17 minutos para 15, resultando no cumprimento de até 99,6% das partidas previstas”.

    A viação continua a nota dizendo “que todos os ônibus que operam a linha 700 – Terminal Itaipava são do tipo alongado, elevando em até 19% a capacidade de atendimento de passageiros”.

    Por fim, destaca que a linha mencionada “percorre trajetos extensos, de aproximadamente 39,8 quilômetros, se considerada uma única viagem completa, de ida e volta, enfrentando diversos problemas de mobilidade urbana, que afeta diretamente no desempenho e no cumprimento das viagens todos os dias”.

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