• Comércio vê Dia das Mães com os pés no chão, mas na expectativa de um alento para o setor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/04/2021 15:05
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O Dia das Mães está chegando. A segunda melhor data comercial está sendo encarada de uma forma diferente neste segundo ano de pandemia do novo Coronavírus – que gerou uma retração em todas as atividades econômicas.

    O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Felipe Caetano, disse, nesta quarta-feira (28), que o comércio está com um pensamento “realista”, mas com a expectativa de que a data traga um alento ao setor.

    “Em primeiro lugar, o comércio de Petrópolis espera poder continuar aberto, tomando todos os cuidados sanitários para preservar a vida nessa pandemia, especialmente nessa semana que antecede o Dia das Mães. Sabemos que a crise econômica é grave e o desemprego está alto, mas esperamos também que a motivação de presentear as mães e esposas movimente o setor e essa data possa ser comemorada ainda que à distância”, disse.

    Pesquisa nacional aponta que 77% dos consumidores farão compras

    A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) realizou pesquisa em todas as capitais do Brasil, apontando que 77% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no Dia das Mães.

    Esse número é superior à expectativa de 2020 que ficou em 68% e próximo dos 78% observados em 2019, antes da pandemia. Em números absolutos: aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros devem presentear alguém, movimentando R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

    A pesquisa revela também que os consumidores estão receosos: 34% esperam gastar menos do que no último ano, enquanto 30% planejam gastar o mesmo valor. Apenas 24% vão gastar mais com os presentes.

    Entre os que pretendem gastar menos, 40% citaram o cenário econômico pior que no último ano, 37% disseram que estão com o orçamento apertado e 28% mencionaram as incertezas quanto ao cenário econômico e finanças pessoais

    Últimas