Comércio vai abrir nas manhãs de segundas-feiras durante dezembro
O período de maior movimento para o comércio varejista, deixa os empresários esperançosos em relação à economia. Uma pesquisa nacional, realizadas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojista aponta que o Natal deve movimentar R$ 60 bilhões na economia. Em Petrópolis, as expectativas de vendas também são altas, e algumas lojas se preparam para funcionar as segundas-feiras do mês de dezembro.
De acordo com o Sicomércio, a expectativa é que, assim como em outras datas comemorativas, o movimento tenha um aumento nos próximos dias. “Nós temos boas expectativas para o comércio, pelos dados que foram divulgados, onde aponta que houve bastante contratação para esse preíodo, no ano passado foram contratados cerca de mil petropolitanos para trabalhar de novembro a janeiro, esse ano esperamos pelo menos o mesmo número, mas ainda não houve o levantamento”, apontou o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, Ernani Magalhães.
Leia também: Natal: petropolitano arrecada brinquedos, alimentos e roupas pelo 13º ano
De acordo com Ernani, no ano passado, 500 lojas foram autorizadas a abrirem nas segundas-feiras de dezembro, a expectativa é que o número cresça, chegando a 600. A gerente de uma loja de vestuário na 16 de Março, Patrícia Ramos, contou que a loja em que trabalha funcionára em três segundas-feiras de dezembro, na intenção de atrair mais compradores. “Sempre esperamos que o movimento cresça, e nós já estmos sentindo isso, as pessoas já tem vindo na loja procurando presentes para o Natal. Vamos funcionar em três segundas de dezembro, mas o petropoltiano já está acostumado com o comércio não funcionando as segundas, mas, mesmo assim, gera um movimento”, disse Patrícia.
Para funcionar as segundas-feiras, as lojas precisam encaminhar um termo de solicitação ao Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis. Esta prática já é de praxe, já que precisa ser feita em todos os feriados. Para dezedmbro, a solicitação deve ser feita até o dia 29 de novembro.
Algumas lojas já funcionam em novembro, através da homologação realizada anteriormente nos Sindicatos.
Segundo os dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), é estimado que as vendas no Natal movimente R$ 60 bilhões na economia.
De modo geral, a maior parte (37%) dos consumidores acredita que vai gastar mais no Natal deste ano na comparação com 2018. A principal justificativa é o fato de terem economizado ao longo do ano e, agora, se sentem com mais liberdade para gastar (29%). Já 27% mencionam o aumento dos preços, fato que acaba pressionando os gastos para cima e 26% que desejam comprar presentes melhores.