• Comércio segue registrando saldo negativo na geração de empregos em Petrópolis; municípios próximos apresentam números positivos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/set 08:32
    Por Maria Julia Souza I Foto: Victor Carneiro/Tribuna de Petrópolis

    Desde o início deste ano, o setor do comércio vem apresentando um saldo negativo na geração de empregos em Petrópolis. No entanto, em municípios vizinhos à Cidade Imperial, como Teresópolis e Nova Friburgo, a criação de vagas tem saldo positivo. Os dados são do Novo Caged, do Governo Federal. 

    Em Petrópolis, entre janeiro e julho deste ano, o setor registrou 4.916 admissões e 5.029 desligamentos. Ou seja, o setor apresenta um saldo de menos 113 vagas nos sete primeiros meses do ano.

    Leia Também: Comércio segue com saldo negativo na geração de novos postos de trabalho em Petrópolis

    O maior saldo negativo registrado foi no mês de janeiro, com menos 119 vagas. Na sequência aparecem os meses de fevereiro (-38); maio (-13); julho (-10); e abril (-1). Junho e março aparecem como os únicos meses com saldo positivo na criação de vagas, com 55 e 13, respectivamente. 

    Municípios vizinhos apresentam saldo positivo

    Em contrapartida, municípios próximos a Petrópolis apresentam um saldo positivo na geração de empregos no setor. Em Teresópolis, o saldo registrado é de 42 novas vagas. Já em Nova Friburgo, foram 95 novos postos de trabalho no comércio. 

    Apesar de Teresópolis ter registrado um saldo negativo em janeiro (-118) e fevereiro (-6), o município se recuperou nos meses seguintes, apresentando números positivos nas criações de vagas para o setor. Julho foi o mês com mais postos sendo gerados, com 158. Na sequência aparecem junho (72); março (41); maio (30); e abril (8). Ao todo, foram realizadas 3.701 admissões e 3.659 desligamentos. 

    Já em Nova Friburgo, três meses registraram um saldo negativo na geração de vagas: maio (-64); julho (-36); e janeiro (-1). Os demais meses apresentaram números positivos. Abril aparece com mais oportunidades sendo geradas, com 70. Em seguida, figuram o ranking os meses de março (69); junho (45); e fevereiro (12). O município registrou, ao longo dos sete primeiros meses, 4.664 admissões e 4.569 desligamentos.

    Saldo em Petrópolis é o pior desde a pandemia

    Neste ano, o setor do comércio registra o pior resultado na geração de empregos desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020.

    De janeiro a dezembro de 2020, o comércio da cidade fechou 111 postos de trabalho. No entanto, naquela época, devido ao impacto da crise sanitária, Petrópolis teve 3,4 mil vagas de emprego a menos. O resultado negativo do primeiro ano de pandemia foi puxado pelos setores de serviços e indústria.

    Leia Também: Comércio tem pior desempenho em geração de empregos desde a pandemia; candidatos comentam

    Já em 2021, a cidade gerou 2,8 mil vagas de emprego e o comércio foi o segundo melhor resultado, com 769 novos postos. Apesar disso, os números sofreram nova queda com as tragédias de 2022, ano em que o setor gerou 211 vagas, o segundo pior resultado dentre os setores, atrás apenas da agricultura. Em 2023, foram 324 novas vagas, também sendo o segundo pior saldo.

    Últimas