Comércio de rua: Mesmo com decretos, ambulantes ilegais continuam espalhados pelo Centro
Uma reclamação recorrente de muitos petropolitanos é a quantidade de ambulantes ilegais – vindos, em maioria, de outras cidades – espalhados pela rua do Imperador.
Nas proximidades do Terminal Rodoviário do Centro, o número cresce ainda mais. As mercadorias, de origem duvidosa, espalhadas pelas calçadas atrapalham àqueles que transitam pelo local, além dos comerciantes da região questionarem a concorrência desleal.
Outro ponto que também chama a atenção é o fato do decreto municipal, que dita regras para o funcionamento de atividades econômicas em Petrópolis,
estar vigente desde o dia 30 de março. No texto, fica suspenso “o exercício do comércio de rua fixo e itinerante” até o dia 09/04, sexta-feira.
A equipe da Tribuna questionou a Prefeitura de Petrópolis em relação às medidas que o município vem tomando sobre o tema. Em nota, a Prefeitura informou que a fiscalização vem sendo feita, através de parceria da Fiscalização de Posturas com a Guarda Civil, e que 455 produtos sem nota fiscal foram apreendidos na cidade em 2021. Dentre os produtos estão: vidros de perfume, carregadores, fones de ouvido piratas, além de shorts e meias falsificadas. O município destacou, ainda, que toda mercadoria apreendida é levada pelos agentes para o depósito da Fiscalização de Posturas, para ser descartada.
Sobre os ambulantes ilegais, que mesmo com a vigência do decreto, continuam pelas ruas do Centro Histórico, informou que as equipes fazem rondas diárias pelo Centro
e adjacências, com o objetivo de “reprimir os camelôs que são, na maioria das vezes, de outros municípios”. Destacou, também, que na manhã desta segunda-feira (05),
fiscais da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública já estiveram em ronda pela cidade e que não encontraram nenhum ambulante irregular. Está programada para a tarde de hoje, novas rondas pelo Centro. A Prefeitura finaliza pedindo à população que denuncie, caso flagre algum ambulante atuando de maneira irregular.
Os telefones são: 2246-9042 ou 2246-9043