Começa obra no casarão da esquina da Rua 13 de Maio com a Avenida Ipiranga
O casarão localizado na esquina da Rua 13 de Maio com a Avenida Ipiranga, no Centro Histórico, está passando por uma grande reforma. Construído na década de 1970, o imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e vai receber um investimento de cerca de R$ 3 milhões. Ainda não há uma definição sobre o uso do espaço após a conclusão das intervenções, prevista para abril de 2021.
“Pode ser um centro comercial ou ter outra finalidade. O importante é que conseguimos a aprovação do projeto e a reforma da casa poderá ser feita. O imóvel estava com infiltrações e tivemos que trocar todo o telhado”, disse o empresário e proprietário do casarão, Adilson Blanc. O imóvel é tombado por estar em área de entorno da Catedral São Pedro de Alcântara e foi adquirido pela família de Adilson há 13 anos.
O projeto, que foi aprovado pelo Iphan, conta com a reforma do casarão principal, com a retirada de todas as paredes internas, e a construção de um anexo nos fundos do terreno. De acordo com o empresário, essa nova construção não será visível da rua, pois o objetivo é preservar a casa principal.
O projeto prevê ainda a reforma do prédio anexo e o aterramento da piscina, que dará espaço a um estacionamento para 15 carros. Pensando na mobilidade, o casarão contará com um local para entrada e outro para saída de veículos.
Nos últimos anos, o casarão tem abrigado festas e também faz parte do burgo alemão durante a Bauernfest. O último evento no local foi realizado durante o Natal Imperial, em dezembro de 2018, quando o espaço abrigou estandes de cervejarias e contou com apresentações musicais. Desde então, o imóvel tem sido usado apenas como estacionamento durante a Bauer.
Leia também: Alvo de queixas e prejuízos, Serra Velha continua sem prazo de licitação para ser revitalizada