• Começa nesta terça-feira a Serra Serata

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/09/2016 17:42

    Começa hoje, às 19h, a Serra Serata, a festa da comunidade italiana de Petrópolis. O evento levará um pouco da cultura da Itália como danças, comidas típicas e muita música para o Centro-Histórico de Petrópolis até o próximo domingo.

    A novidade é que o festival, antes realizado nos jardins do Palácio de Cristal, agora acontecerá num ponto estratégico: a Praça da Liberdade. 

    Para o presidente da Casa de Itália, Pasquale Cutrupi, a mudança de local deverá ser positiva para a festa devido à grande circulação de pessoas na praça. “A praça da Liberdade fica entre os principais pontos turísticos de Petrópolis, e ao mesmo tempo está perto dos prédios do governo, e do centro econômico da cidade. Isso é muito positivo. Eu diria que teremos um fluxo facilitado pela localização”, disse.

    Quem trabalha no local espera um grande movimento. “Eu trabalho com carrocinha há mais de oito anos somente aqui na Praça da Liberdade. Quando aconteceu a Serra Serata aqui, entre 2009 e 2012, o movimento cresceu muito. Assim como na Bauernfest, que teve uma extensão aqui, e também o BunKA-Sai que aconteceu aqui nesse ano. A expectativa para nós é muito boa, porque além do grande movimento que já tem diariamente aqui na Praça, com a Serra Serata esse público cresce ainda mais”, disse Leandra Dutra Carvalho, vendedora de pipoca.

    Entre as principais atrações da festa estão apresentações folclóricas, sessões públicas de cinema, contação de histórias, oficinas de máscaras de Veneza e também apresentações musicais e exposições do Museu de Artesanato do Estado e da Casa de Cultura Cocco Barçante. Tudo isso junto às barraquinhas e carrocinhas instaladas por toda a praça. 

    A história da Serra Serata começou no ano de 1992, quando o evento foi realizado pela primeira vez, no Palácio de Cristal. Desde então o evento passou a acontecer quase que ininterruptamente, salvo algumas exceções como na década de 90, onde durante quatro anos a festa não aconteceu.  A Casa de Itália, representada por Pasquale Cutrupi, acompanha a festa desde o início. “Sempre estivemos junto para a realização da festa, acompanhando tudo. O evento começou no Palácio, depois passou a acontecer no distrito de Cascatinha, retornou ao Centro para ser realizado na Praça da Liberdade, foi um sucesso, e depois voltou para o Palácio de Cristal e agora será na Praça da Liberdade novamente” disse Pasquale. A mudança de local, segundo os organizadores da festa, foi determinada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. 

    A abertura de terça-feira contará com apresentação do Coral Municipal de Petrópolis e dança folclórica com o grupo Rheinland Plantz. 


    Veja a programação completa

    21/09 – Terça-feira

    19h – Abertura oficial

    21/09 – Quarta-feira

    17h – Cinema na Praça – A garota do chefe

    19h- Cinema na Praça – Matrimônio à Italiana

    22/09 – Quinta-feira

    15h – Cinema na Praça – Tempo de Massacre

    17h – Cinema na Praça – O preço do poder 

    20h – Show com a cantora Larissa Viana

    23/09 – Sexta-feira 

    10h – Contação de histórias – Livraria Nobel

    15h – Cinema na Praça – O monstro

    19h – Cinema na Praça – Pão e tulipas

    20h30 – Banda Fábrica

    24/09 – Sábado 

    10h – Contação de histórias – Livraria Nobel

    14h – Cinema na Praça – Amarcord 

    15h – Oficina de Máscara 

    16h – Cinema na Praça – Noites de Cairia

    17h – Dança Folclórica 

    18h – Cinema na Praça – Ensaio de Orquestra

    20h – Show com a cantora italiana Mafalda Minnozzi com o coral Dó Ré Mi.

    25/09 – Domingo 

    10h – Ofician de Máscara

    11h – Banda Marcial 1 de Setembro

    15h – Cinema na Praça – Cinema Paradiso

    15h – Dança Folclórica

    17h – Show de Anna Hannickel – Trio

    19h – Cinema na Praça – O cartiero e o poeta 


    *Os filmes do cinema na praça compõe o Festival de Cinema italiano e serão exibidos na Casa de Cultura Imperatriz Teresa Cristina, na Praça da Liberdade. 

    Exposição

    Nos dias 24 e 25 de setembro acontecerá exposição de artesanato e metarreciclagem, com o reaproveitamento de lixo eletrônico, com o artista plástico Cocco Barçante, funcionários e alunos da Faeterj de Petrópolis. O evento faz parte do Serra Serata e acontecerá das 11h as 17h na Rua Coronel Veiga, 1734 – Ponte Fones. 

    A programação está sujeita à alteração por parte da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. 


    Últimas