Começa nesta terça-feira a Serra Serata
Começa hoje, às 19h, a Serra Serata, a festa da comunidade italiana de Petrópolis. O evento levará um pouco da cultura da Itália como danças, comidas típicas e muita música para o Centro-Histórico de Petrópolis até o próximo domingo.
A novidade é que o festival, antes realizado nos jardins do Palácio de Cristal, agora acontecerá num ponto estratégico: a Praça da Liberdade.
Para o presidente da Casa de Itália, Pasquale Cutrupi, a mudança de local deverá ser positiva para a festa devido à grande circulação de pessoas na praça. “A praça da Liberdade fica entre os principais pontos turísticos de Petrópolis, e ao mesmo tempo está perto dos prédios do governo, e do centro econômico da cidade. Isso é muito positivo. Eu diria que teremos um fluxo facilitado pela localização”, disse.
Quem trabalha no local espera um grande movimento. “Eu trabalho com carrocinha há mais de oito anos somente aqui na Praça da Liberdade. Quando aconteceu a Serra Serata aqui, entre 2009 e 2012, o movimento cresceu muito. Assim como na Bauernfest, que teve uma extensão aqui, e também o BunKA-Sai que aconteceu aqui nesse ano. A expectativa para nós é muito boa, porque além do grande movimento que já tem diariamente aqui na Praça, com a Serra Serata esse público cresce ainda mais”, disse Leandra Dutra Carvalho, vendedora de pipoca.
Entre as principais atrações da festa estão apresentações folclóricas, sessões públicas de cinema, contação de histórias, oficinas de máscaras de Veneza e também apresentações musicais e exposições do Museu de Artesanato do Estado e da Casa de Cultura Cocco Barçante. Tudo isso junto às barraquinhas e carrocinhas instaladas por toda a praça.
A história da Serra Serata começou no ano de 1992, quando o evento foi realizado pela primeira vez, no Palácio de Cristal. Desde então o evento passou a acontecer quase que ininterruptamente, salvo algumas exceções como na década de 90, onde durante quatro anos a festa não aconteceu. A Casa de Itália, representada por Pasquale Cutrupi, acompanha a festa desde o início. “Sempre estivemos junto para a realização da festa, acompanhando tudo. O evento começou no Palácio, depois passou a acontecer no distrito de Cascatinha, retornou ao Centro para ser realizado na Praça da Liberdade, foi um sucesso, e depois voltou para o Palácio de Cristal e agora será na Praça da Liberdade novamente” disse Pasquale. A mudança de local, segundo os organizadores da festa, foi determinada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.
A abertura de terça-feira contará com apresentação do Coral Municipal de Petrópolis e dança folclórica com o grupo Rheinland Plantz.
Veja a programação completa
21/09 – Terça-feira
19h – Abertura oficial
21/09 – Quarta-feira
17h – Cinema na Praça – A garota do chefe
19h- Cinema na Praça – Matrimônio à Italiana
22/09 – Quinta-feira
15h – Cinema na Praça – Tempo de Massacre
17h – Cinema na Praça – O preço do poder
20h – Show com a cantora Larissa Viana
23/09 – Sexta-feira
10h – Contação de histórias – Livraria Nobel
15h – Cinema na Praça – O monstro
19h – Cinema na Praça – Pão e tulipas
20h30 – Banda Fábrica
24/09 – Sábado
10h – Contação de histórias – Livraria Nobel
14h – Cinema na Praça – Amarcord
15h – Oficina de Máscara
16h – Cinema na Praça – Noites de Cairia
17h – Dança Folclórica
18h – Cinema na Praça – Ensaio de Orquestra
20h – Show com a cantora italiana Mafalda Minnozzi com o coral Dó Ré Mi.
25/09 – Domingo
10h – Ofician de Máscara
11h – Banda Marcial 1 de Setembro
15h – Cinema na Praça – Cinema Paradiso
15h – Dança Folclórica
17h – Show de Anna Hannickel – Trio
19h – Cinema na Praça – O cartiero e o poeta
*Os filmes do cinema na praça compõe o Festival de Cinema italiano e serão exibidos na Casa de Cultura Imperatriz Teresa Cristina, na Praça da Liberdade.
Exposição
Nos dias 24 e 25 de setembro acontecerá exposição de artesanato e metarreciclagem, com o reaproveitamento de lixo eletrônico, com o artista plástico Cocco Barçante, funcionários e alunos da Faeterj de Petrópolis. O evento faz parte do Serra Serata e acontecerá das 11h as 17h na Rua Coronel Veiga, 1734 – Ponte Fones.
A programação está sujeita à alteração por parte da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.