Começa nesta quinta-feira, a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

25/nov 18:02
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Nesta quinta-feira(25), Dia Internacional da Não Violência contra as mulheres marca a abertura da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O Centro de Defesa de Direitos Humanos (CDDH) preparou uma série de atividades sobre a temática com material gráfico e vídeos. O Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) e Gabinete da Cidadania, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) também fará atividades pela campanha.

Durante os 16 dias, o CDDH fará uma mobilização pelas redes sociais, serão apresentados vídeos com relatos, informações de prevenção e locais de atendimento onde as vítimas podem buscar ajuda. Nos dias 01 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS e dia 06 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres também haverá programação. Junto ao Ciclo, o CDDH lança a Campanha da Rede Terra do Futuro pela equidade de gênero. O tema escolhido é “A Terra é uma mulher”. 

Já o CRAM realizará palestras em escolas, para policiais do 26º Batalhão da Polícia Militar e homens da Comdep sobre a temática. No dia 6 de dezembro, quando será celebrado o “Dia do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra as mulheres”, ocorrerá o curso de capacitação para o efetivo 26º BPM no enfrentamento a violência contra a mulher. Já a Escola São João Batista, no Duarte da Silveira, vai receber o projeto “Maria da Penha vai à Escola”. A programação será encerrada com outro grande evento que vai ocupar a Praça da Liberdade, no Centro Histórico. 

A campanha é realizada anualmente em mais de 150 países, equipes do Ônibus Lilás, Programa Petrópolis da Paz, Coordenadoria de Políticas para a Juventude, IST da Saúde, Procon, Compir, Comdim, Gabinete da Cidadania e Espaço da Beleza fazem parte da mobilização na cidade.. 

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional, que começa em 25 de novembro – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – e segue até 10 de dezembro. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. O movimento é uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Últimas