• Começa a aplicação da dose de reforço em grávidas e puérperas que tomaram vacina da Janssen

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/12/2021 09:03
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Saúde inicia nesta quarta-feira (1/12) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 em mulheres que tomaram a dose única da Janssen e estão grávidas ou puérperas (até 45 dias após o parto). O intervalo mínimo entre a dose única e a de reforço deve ser de no mínimo cinco meses.

    Seguindo orientação prevista em nota técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19, do Ministério da Saúde, elas receberão o reforço da Pfizer. Não é necessário fazer cadastro ou agendamento previamente. Para receber a dose, basta retornar ao mesmo posto onde tomou a dose única levando documento pessoal e a caderneta de vacinação.

    A nota técnica também define as regras para a administração de dose de reforço da vacina Janssen nas demais pessoas com mais de 18 anos que receberam a Janssen. A orientação, seguindo o Plano Nacional de Imunização, é a aplicação (exceto em casos de gestantes e puérperas) de forma homóloga, ou seja, com o uso do mesmo imunizante Janssen. Este reforço deve ser aplicado, segundo o Ministério da Saúde, em um intervalo máximo de 6 meses após a dose única. O município aguarda apenas a entrega da vacina pelo Ministério da Saúde para chamar todos os que tomaram a dose única da Janssen para o reforço.

    Em ofício também enviado aos municípios na última quinta-feira (25/11), o Ministério da Saúde informa que “no momento, cerca de 2 milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) a qual há previsão de liberação a partir de 05 de dezembro. A previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês”. Segundo o Ministério da Saúde, “esses quantitativos são suficientes para a aplicação do reforço de quem se vacinou com a Janssen dentro do intervalo recomendado de até seis meses” em todo o país.

    O secretário se Saúde, Aloisio Barbosa, lembrou a importância de a população, quando chegar o seu momento, comparecer aos postos para a vacinação, seja para a primeira dose, segunda dose, ou reforço. “A vacina é o principal instrumento que temos para frear a covid-19. É importante que as pessoas se protejam. Só assim vamos evitar o agravamento dos casos. O sucesso no trabalho de combate à pandemia depende, principalmente, da adesão da população à imunização”, lembrou.

    Últimas