• Começa a contenção da Rua Guatemala

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/04/2016 10:00

    Com a autorização da Prefeitura, teve início ontem a construção do muro de contenção na Rua Guatemala, no Quitandinha,que caiu devido a uma obra em um imóvel particular. A forte chuva da tarde de sexta-feira, segundo moradores, não causou novo deslizamento, apenas uma abertura maior entre os paralelos. Para evitar problemas com a chuva, funcionários da empresa contratada para construir o muro colocaram um plástico sobre o local. 

    Conforme informação da assessoria da Prefeitura, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil concedeu na sexta-feira (1º/4) autorização para obra emergencial de contenção. Um dos funcionários que estava ontem na obra e, pediu para não ser identificado, disse que o problema foi o muro ter cedido devido à terra ser de material ruim. Segundo ele, por ser aterro, a rua também cedeu.Os funcionários estavam ontem preparando o local para construção do muro de contenção com a colocação de um muro de gabião. 

    A Rua Guatemala está interditada desde a manhã de terça-feira (29/3), após parte da via e o muro do imóvel vizinho cederem por conta da obra irregular que vinha sendo realizada no imóvel, que seria aterra planagem do terreno. Ainda conforme a Defesa Civil, o alvará era apenas para demolição da casa.  Cabe, portanto, ao proprietário do imóvel realizar as obras de contenção necessárias para resolver o problema

    Ao longo da semana, o corpo técnico da Defesa Civil vem se reunindo com o engenheiro responsável pela obra particular para buscar uma solução para o problema. “Os projetos apresentados pelo engenheiro responsável da obra foram analisados com rigor pelo corpo técnico da Defesa Civil, que inclui um engenheiro pós-doutor em estruturas. Apresentamos exigências para que as obras de contenção garantam a segurança da via e dos imóveis vizinhos. Foi todo um trabalho visando à segurança da população”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.

    Como exigido pela Defesa Civil, deverá ser construído um muro de gabião para conter a rua e um muro de concreto ciclópico para conter o muro vizinho. Desde o início do mês de março, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e o Núcleo de Fiscalização de Obras Particulares (Nufic) vêm vistoriando o local e notificando o proprietário, que foi multado, na terça-feira (29/3),em R$ 18 mil pela Defesa Civil.Além disso, a obra havia sido embargada pelo Nufic – o alvará concedido anteriormente pela Prefeitura permitia apenas a demolição de um imóvel existente no local, mas a intervenção excedeu a autorização.


    Últimas