Comdep mantém posto para coletar lixo eletrônico
Empresas e pessoas físicas podem fazer o descarte seguro de lixo eletrônico. O posto mantido pela Comdep, na Rua Bingen, 520, recolhe pilhas, baterias, celulares, câmeras fotográficas, computadores e impressores. Todos os produtos passam por uma triagem e são recolhidos por uma empresa, contratada pela Comdep que realiza o descarte correto dos materiais em São Paulo. Em 2017, 500 quilos de lixo eletrônico foram deixados no posto. Os equipamentos que podem ser recuperados passam por uma manutenção e voltam a ter utilidade em setores da administração pública, como as Secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico.
“No Cert os equipamentos são recuperados e direcionados para as secretarias municipais. Dessa forma, evitamos o investimento desnecessário em novos equipamentos e evitamos que esses materiais sejam depositados de qualquer forma em locais despreparados para receber equipamentos eletrônicos, evitando, assim, a contaminação do meio ambiente’, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
Computadores
Em 2017 foram realizadas 301 manutenções de equipamentos como computadores e impressoras. Nos três primeiros meses desse ano, outros 37 computadores foram recuperados – 16 manutenções para Centros de Inclusão Digital e 21 recuperações para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Teclados, estabilizadores, microfones, mouses, monitores e roteadores também foram recuperados. “Todos esses materiais passam por uma triagem para garantir que podem ser consertados e enviados para as secretarias municipais. Vale destacar que as pessoas que quiserem doar materiais eletrônicos para manutenção e posterior uso pela Prefeitura também entregar no posto.