• Comdep afirma que serviços de dragagem e limpeza de bueiros reduziram efeitos da chuva de terça-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/11/2023 18:50
    Por Enzo Gabriel

    A chuva registrada em Petrópolis durante a tarde de terça-feira (31) deixou diversos locais da cidade alagados, fato que atrapalhou a fluidez do trânsito e impediu o tráfego de prosseguir em função da quantidade de água acumulada nas vias. Mesmo com todo o caos e apreensão, que acabaram se tornando corriqueiros em dias com chuvas mais fortes, a Comdep informou que os serviços de dragagem e limpeza de bueiros reduziram os efeitos do temporal de ontem.

    As áreas alagadas não eram somente ao lado de rios que transbordaram. Diversos pontos ficaram inundados por conta do escoamento da água, que não dava a vazão necessária para que bolsões d’água não se formassem. A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis afirmou que a dragagem e a limpeza de bueiros, realizadas neste ano, atenuaram os efeitos da chuva na comparação com anos anteriores.

    Uma ação foi realizada, nesta quarta-feira (1º), para que os bueiros pudessem ser desobstruídos e as galerias das áreas atingidas pelos transbordamentos dos rios e alagamentos fossem limpas.

    Ainda segundo a companhia, o cronograma que integra o Plano de Verão 2023/2024 está sendo seguido e pontos mais críticos, como a Coronel Veiga, recebem intervenções periodicamente.

    Cidade registrou 18 ocorrências

    Segundo o último boletim emitido pela Defesa Civil, às 18h, Petrópolis registrou 18 ocorrências, sendo: uma ocorrência de queda de árvore em Itaipava; uma queda de muro no Carangola; cinco deslizamentos sem atingir imóveis no Retiro, Pedro do Rio, Samambaia, Carangola e Caxambu; um deslizamento atingindo imóvel no Quissamã; dois rolamentos de bloco rochoso no Samambaia e Quitandinha; uma avaliação de risco estrutural em caixas d’água no Carangola; uma avaliação de risco estrutural em ponte na Coronel Veiga; dois deslizamentos atingindo a via em Nogueira e no Independência; uma avaliação de risco estrutural em muro no Retiro; duas ocorrências de problemas em via no Centro e Alto da Serra e uma queda de árvore em Itaipava.

    Últimas