Combate à violência contra os idosos
Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra Pessoa Idosa, a Prefeitura de Petrópolis e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) organizam uma caminhada de sensibilização para o próximo domingo (11). O roteiro tem saída marcada da Catedral São Pedro de Alcântara, às 10h30, passando pela Avenida Koeler e com encerramento na Praça da Liberdade. A caminhada de conscientização vai abordar os aspectos da violência e onde denunciar as violações contra a pessoa idosa, com farta distribuição de material informativo.
Outro diferencial da ação será a exposição de frases criadas por alunos da rede municipal de educação que participaram de um processo seletivo tendo como tema o combate à violência contra os idosos. Cinco escolas participantes contribuíram com 21 frases. Desse montante, quatro foram escolhidas pela Secretaria de Educação e serão exibidas em uma faixa de abertura e galhardetes, que serão conduzidos por idosos participantes do evento.
A frase vencedora – “Respeito e amor para o idoso tem valor” – da aluna Elza Nunes Cardoso, estudante da Escola Municipal Geraldo Ventura Dias, será exibida na faixa de abertura da caminhada. A aluna Hellen de Fátima Pinheiro Borges, que faz parte da mesma escola, contribuiu com a frase “Idoso: prioridade dia a dia”. A aluna do Educandário Terra Santa, Enir Werneck da Silva terá a frase “Os idosos têm direito ao respeito e carinho, são crianças que não perderam a inocência e ainda ganham experiência” exibida em um dois galhardetes. Por fim, o aluno da Escola Municipal Marcello Alencar, Jesus dos Reis Neves participará com a frase “Respeitar os idosos hoje, porque seremos eles amanhã”.
A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, enxerga a informação da população como uma forma de prevenção. “É necessário que os idosos saibam seus direitos e, principalmente, que a população tenha consciência de sua importância, garantindo assim uma vida tranquila a eles”.
“Ações como essas é que ajudam a educar e conscientizar a população para que respeite o idoso. Todos os dias muitos são violentados por meio de gestos e palavras, tanto por parte dos jovens como dos adultos, e isso tem que mudar. Quem não respeita seus velhos, não respeita ninguém”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Gabriela Falconi.
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com objetivo de criar consciência mundial, social e política da existência de tal violência e, consequentemente, disseminar a ideia de não silenciá-la ou aceitá-la como normal.
Coral Pro Tempore fará apresentação no fim da caminhada
O coral Pro Tempore fará uma apresentação no fim da caminhada do próximo domingo (11.06) na Praça da Liberdade. Criado com o intuito de aproximar a faixa etária da “melhor Idade” do movimento cultural mais crescente em Petrópolis, o Coral Pro Tempore apresenta um repertório eclético, mas com uma grande tendência aos grandes clássicos das décadas de 30, 40 e 50 como músicas de Ary Barroso, Catulo da Paixão Cearense, Noel Rosa, Wilson Baptista, Tom Jobim, entre outros.