Combate à gripe: Secretaria de Saúde quer vacinar quase 100 mil pessoas
A pequena Iolanda Vitória Ferreira, de 5 anos, foi uma das que recebeu a dose da vacina contra a gripe logo pela manhã, na quarta-feira (10), no primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe. A mobilização, que é de âmbito nacional, levou na primeira manhã 150 pessoas no Centro de Saúde. No município, 35 unidades começaram o dia com as equipes preparadas para realizar a vacinação, que se estende até o dia 31 de maio. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou o primeiro dia de imunização no Cento de Saúde, na Rua Santos Dumont – Centro, que funcionará todos os dias em horário estendido, das 8h às 20h.
Leia também: Vacina previne complicações da gripe em grupos de risco
O público alvo da campanha de vacinação contra a Influenza são as crianças menores de 6 anos de idade; idosos, acima de 60 anos; gestantes; professores; profissionais de saúde; mulheres nos primeiros 45 dias de pós-parto e pessoas portadoras de doenças crônicas. “É de extrema importância que as pessoas compareçam em uma das unidades da cidade para receber a dose da vacina. É uma forma de prevenir doenças, de cuidar da saúde, reduzindo internações e riscos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi que acompanhou o início da vacinação junto o vice-prefeito Baninho e os vereadores Márcio Arruda, Justino do Raio X e Silmar Fortes.
Clique aqui e saiba em quais postos você vai encontra a vacina da gripe durante a campanha
Clique aqui e saiba quais unidades de saúde funcionarão no Dia D de vacinação contra a gripe, em 4 de maio
A vacinação ocorre em todas as unidades, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h30 ou até 20h para os locais que funcionam com horário estendido. A campanha será intensificada no Dia D, que será realizado em um sábado, no dia 4 de maio, com o intuito de atender um maior número de pessoas. Neste dia, outras 12 unidades funcionarão, somando um total de 47 postos com atendimento de equipes da saúde da família.
Petrópolis tem 99.503 pessoas dentro do grupo de risco prioritário para receber a dose da vacina. A meta do município é cobrir 90% desse público alvo. Os profissionais da saúde da rede pública, foram treinados para atuar durante a campanha. Nessa primeira fase de vacinação, o município recebeu lote com 22.900 doses, fornecido pelo Governo do Estado. Será aplicada na população a vacina influenza trivalente, que imuniza contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B, podendo ser aplicada na população a partir dos 6 meses de idade.
“Estamos com nossas equipes preparadas e unidades estruturadas para atender a população. Vamos atuar para atingir a meta de 90% da população alvo”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck, ressaltando que Petrópolis não registrou casos de influenza esse ano. Em 2018, 4 casos foram confirmados. A campanha do ano passado alcançou 82% da população estimada, em um total de 77.477 pessoas.
A população dentro do grupo de risco deve comparecer às unidades com documento de identificação e cadernetas de vacinação. Para os adultos que estiverem dentro do público alvo por serem portadores de doenças crônicas, é necessária a apresentação de laudo com indicação médica que comprove o quadro clínico. Fazem parte desse grupo pessoas hipertensas, diabéticas, portadoras de doenças respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de síndromes de nascença, como a de Down, entre outras.
A mãe de Iolanda, Roberta Alves Nogueira, 43 anos, aproveitou para vacinar a filha logo no primeiro dia de campanha. “Soube que a campanha ia começar e logo trouxe minha filha, sempre mantenho as vacinas em dia. É um cuidado preventivo para evitar doenças graves. É uma vacina doada, não tem custo nenhum, é nossa obrigação comparecer e fazer a nossa parte. Estou cuidando do meu bem maior, que é a saúde da minha filha”, destaca Roberta.
A equipe de profissionais de saúde do Centro de Saúde conta com o apoio voluntário da enfermeira Edina dos Santos. “Estou aqui doando um pouco do que sei e contribuindo para a vacinação da população. É muito importante que todos compareçam e cuidem da saúde”, destaca a enfermeira.