Comandante dos bombeiros diz que incêndio perto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos está controlado
Depois de mais de 12 horas de trabalho ininterruptas, bombeiros, guardas-parques e brigadistas do Prevfogo conseguiram apagar o fogo de áreas próximas ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Itaipava. Ainda restam focos de incêndio na região, mas todos distantes da área de reserva.
A maior parte dos focos que surgiram no sábado às margens da BR-495, estrada que liga Petrópolis a Teresópolis, foram extintos, graças ao trabalho das equipes em terra e também no ar – os bombeiros utilizaram um helicóptero para levar mais rapidamente as equipes até as áreas atingidas e também para despejar água do alto, com o objetivo de apagar as chamas. As ações foram mantidas até o anoitecer e serão retomadas pela manhã, ainda com o uso do helicóptero.
Segundo comandante do 15º Grupamento de Bombeiros Militares, tenente-coronel Gil Kempers, o trabalho nesta segunda-feira será realizado por 18 brigadistas e oito bombeiros, que terão o apoio da aeronave e de quatro viaturas.
Pelo menos 25 mil metros quadrados de área foram atingidas pelo fogo. "Não atingiu área da reserva graças à atuação de todas as equipes", finalizou o comandante.
Leia também: Bombeiros apontam aumento de 88% no número de incêndios florestais em relação a 2018