• Comac promove curso de costura gratuito para mulheres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/02/2018 14:45

    A quarta turma do projeto Costurando com Amor contará com 16% de suas vagas voltadas a mulheres assistidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), resultado de uma parceria entre o órgão municipal e a Comissão Municipal de Atuação Comunitária de Petrópolis (Comac). O número de vagas destinadas ao Cram, no entanto, pode ser maior, dependendo da demanda. O curso, de corte e costura, tem duração de oito meses e terá início no dia 29 de março.

    Em muitos casos assistidos pelo Cram – em 2017, 454 mulheres foram atendidas pelo órgão -, o que impede a mulher de romper a relação abusiva é a dependência, tanto emocional quanto financeira. No âmbito emocional, o órgão, que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, realiza trabalho psicológico e social com as mulheres assistidas. No segundo caso, a solução está na capacitação profissional das vítimas.

    “Muitas vezes, a mulher não consegue botar um ponto final no relacionamento abusivo por depender financeiramente do agressor ou por não poder sustentar os filhos sozinha. Por isso, a parceria com a Comac é de extrema importância. O trabalho realizado pelo Costurando com Amor é de altíssima qualidade, o que é muito legal por se tratar de um curso inteiramente gratuito”, destaca Cléo de Marco, coordenadora do Cram. 

    O Costurando com Amor está em sua quarta turma, e disponibiliza 30 vagas nesta edição. Destas vagas, pelo menos cinco são destinadas diretamente às mulheres assistidas pelo Cram, número que pode aumentar dependendo da demanda das vítimas. A parceria, que existe desde o primeiro ano do projeto, se consolida ainda mais em 2018.

    “A seleção das contempladas acontecerá em conjunto com a equipe do Cram, analisando cada caso e vendo a necessidade de cada uma. O maior desafio é manter estas mulheres até o final do curso, é nosso dever como equipe. Como a Comac atua em inúmeras frentes comunitárias, este curso é apenas uma porta de entrada para a mulher e sua família em nossa instituição”, declara Fernanda Ferreira, presidente da Comac.

    Para a coordenadora do Gabinete da Cidadania e presidente do Comdim, Anna Maria Rattes, parcerias são essenciais para realizar um trabalho social de qualidade. “O serviço de atendimento social prestado pela Comac é encantador, e esta parceria é apenas a primeira de muitas que estão por vir. Um trabalho social eficiente deve ser feito em conjunto, com uma política não partidária, levando em consideração as necessidades da população”, disse Anna Maria.

    Inserção de vítimas de violência no mercado de trabalho é uma das prioridades do Cram

    Em 2018 será implantado em Petrópolis o projeto Oficina de Capacitação Profissional para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade, que contará com dois espaços escola que capacitarão aproximadamente 100 mulheres por ano, em três áreas distintas de atuação (costura, estética e culinária). O projeto é possível graças à emenda parlamentar de R$ 577 mil que foi destinada à assistência da mulher petropolitana.

    “A mulher precisa se sentir empoderada, independente, e para isso ela precisa de um lugar no mercado de trabalho. As oficinas de capacitação vêm para isso, para mostra-la que ela não tem que passar por nenhum tipo de abuso e que ela pode sim ser dona de seu próprio destino”, frisa Cléo de Marco, coordenadora do Cram.

    Os espaços escola contarão cada um com uma sala de formação profissional de beleza e estética, incluindo treinamento nas áreas de cabeleireiro, manicure e esteticista; uma sala de formação para corte e costura e uma sala com uma cozinha profissional e utensílios, que serão utilizados na formação de cozinheiras.

    “O foco é fazer a mulher se sentir mais forte, construir uma nova realidade para ela. Com estas novas oportunidades, a expectativa é que a auto estima desta mulher seja restaurada, se tornando independente tanto financeira quanto psicologicamente”, destaca Liane Diehl, psicóloga do órgão.

    Para denunciar ou solicitar informações, pode-se ligar para o telefone 2243-6152 ou comparecer à sede do Cram, localizada na Rua Santos Dumont, número 100, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, de 8h às 17h. Em casos de emergência, a mulher pode ligar em qualquer horário para o número (24) 98839-7387, disponibilizado pelo órgão. Caso se sinta violentada de alguma forma, a mulher pode contatar a Polícia Militar pelos números 2291-5071, 2242-8005 ou 180, além de poder contatar via WhatsApp a emergência da Polícia Militar, pelo número (24) 99222-1489.  

    Últimas