• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/fev 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Nas redes sociais supostos entendidos demonizaram a coitada da frutose relacionando com pré diabetes e diabetes. Alarmistas atrás de seus “likes” para ganhar dinheiro associam a frutose a picos de glicemia.

    A frutose é o açúcar da fruta que também tem em verduras e legumes, não é só nas frutas. Estudos bem conduzidos mostram menor risco de obesidade e diabetes comendo frutas integrais, verduras e legumes. Ninguém fica obeso ou diabético comendo frutas. A gente come a fruta inteira. Não separamos a frutose da fruta. Pensa bem! Para ingerir a quantidade de açúcar contida numa bola de sorvete precisamos comer quantas frutas? Dezenas delas. Nossos ancestrais comiam frutas que encontravam pelo caminho e não eram obesos porque caminhavam muito para procurar comida.

    Os citados como melhores hábitos alimentares como a dieta mediterrânea incluem frutas, verduras e legumes. Tudo, para mais ou para menos, tem frutose. Pouca ciência, “achismos” e “invencionices” estão induzindo pessoas a pararem de comer frutas. Não come frutas e come porcaria! Corte o açúcar da sua vida, não as frutas.

    **Literatura Sugerida: Yuni Choi et all. A Shift Toward a Plant-Centered Diet From Young to Middle Adulthood and Subsequent Risk of Type 2 Diabetes and Weight Gain: The Coronary Artery Risk Development in Young Adults (CARDIA) Study. (2020)

    Últimas